Repactuação do Rio Doce: Aracruz é o primeiro município capixaba contemplado com o ônibus Marruá
O secretário de Estado da Recuperação do Rio Doce (Serd), João Guerino Balestrassi, entregou nas mãos do prefeito Dr. Coutinho, na manhã deste último sábado (6), na Cabana Central da aldeia de Comboios, um convênio para a aquisição do Ônibus Marruá, um modelo específico de micro-ônibus escolar 4x4. Trata-se do primeiro convênio assinado entre o Governo do Estado com um município capixaba, dentro das questões que envolvem a repactuação do rio Doce.
"É um prazer estar aqui hoje e trago um abraço do governador Renato Casagrande. Estamos construindo muitas parcerias importantes com o município. Esta questão da repactuação do rio Doce, depois desse grave crime ambiental ocorrido há 10 anos, que tinha uma visão de recuperação ambiental, se transformou também em uma questão de recuperação social, e nós cumprimos um papel de uma dívida histórica com as comunidades remanescentes”, disse Guerino.
Ainda de acordo com o secretário de Estado da Recuperação do Rio Doce, ações como esta são importantes para a aquisição de recursos que serão utilizados na repactuação. “Isto é importante porque os recursos vão chegando, e por isso precisamos de mais projetos. Nossa secretaria não trabalha com indenização, e sim com a execução de projetos, sendo na área social ou na infraestrutura. Em Aracruz somos parceiros na construção da barragem de abastecimento que está sendo feita no contorno sul da cidade, além do 'Caminhos do Campo', a saúde e o Cras Indígena”, disse.
Guerino também explicou a orientação que recebeu do governador Renato Casagrande. “Neste sentindo, o governador nos deu orientação para saber quais são as prioridades de investimento para os próximos 20 anos. A questão do ônibus Marruá é o primeiro convênio que vamos fazer no estado. Isto é muito simbólico par nós, sendo que a maioria de nossas atividades ocorrem em outras secretarias, tendo eu como o responsável em administrar esses recursos, hoje, Aracruz se torna a primeira cidade no estado a ser contemplada com a aquisição desse ônibus, como um ato de respeito com as comunidades indígenas”, completou.
O prefeito Dr. Coutinho agradeceu o apoio do estado, o que tem fortalecido as políticas públicas que irão compensar os danos causados pela tragédia da barragem de Mariana. “Com a criação da Secretaria de Recuperação do Rio Doce, que envolve políticas voltadas para o meio ambiente, e também para a ação social e a educação, teremos mais rapidez na destinação dos recursos que ajudarão os municípios afetados. Obrigado ao Governo do Estado por essa importante parceria”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- “Doce Cuidado”: Saúde inaugura espaço especializado para crianças e adolescentes com diabetes tipo 1
- Município lança Plano pela Primeira Infância e premia Concurso Piarte na segunda (27)
- Conferência Municipal vai debater cultura como direito, identidade e desenvolvimento neste sábado (25)
- 2ª CHAMADA EMERGENCIAL – Edital SEMED 002/2025
- 3ª Convocação - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026
- Prefeitura convoca servidores efetivos para recadastramento obrigatório em 2026
- Bolsa Atleta 2026: confira a lista dos 21 esportistas contemplados em diversas modalidades
- Exposição no Cmei “Narizinho” destaca vivências da Cultura Indígena na Educação Infantil
- Cursos profissionalizantes: Aracruz abre quase 200 vagas gratuitas com unidade móvel do Senac
- Prefeitura abre licitação para reforma e revitalização da Praça Harmonia, no Bela Vista