Sapion Summit: Aracruz participa do maior evento de educação do Espírito Santo

Publicado em: 18 de agosto de 2025
Texto: Renato Lana de Faria
Imagem: Divulgação
Sapion Summit: Aracruz participa do maior evento de educação do Espírito Santo

A Secretaria de Educação (Semed) da prefeitura de Aracruz participou neste sábado (16), em Colatina, do “Sapion Summit”, considerado o maior evento educacional do estado capixaba. O município esteve representado pela secretária Jenilza Spinassé e equipe técnica da Semed. Gestores escolares de diversas cidades também compareceram para apreciar esta experiência que reúne informação, conteúdo, tecnologia e entretenimento.

"Foi um dia bastante proveitoso. O Sapion Summit reuniu inovação, inclusão e gestão educacional. Presenciamos diversas palestras com profissionais da área, além de estandes interativos, apresentações artísticas e muito mais. Tudo isso foi elaborado para que possamos provocar verdadeiras transformações, além de conseguirmos criar vivências no conceito de educação. Também tivemos acesso a novos conceitos e métodos inovadores para a construção de uma sala de aula e uma educação transformadora”, ressaltou Jenilza.

O Sapion Summit é voltado para os professores e profissionais da educação que buscam mergulhar em novos aprendizados e conhecimentos do mundo digital educacional, adquirindo experiências que sirvam de bagagem para as novas demandas de aprendizagem do ensino contemporâneo. Palestraram a atriz Bárbara Paz, o comediante e humorista Diogo Almeida, além dos professores Dr. Herbert Lima, ex-secretário municipal de Educação de Sobral (CE), PH, Especialista em Inovação na Educação e Dr. Ronis Faria de Souza, CEO da Sapion Nova Educação.

O público pôde se inteirar sobre temas como: abrindo as trilhas para a nova educação; o poder das cicatrizes: lições sobre quem podemos ser; desmistificando o autismo: quebrando estigmas e promovendo a inclusão; educação integral, práticas docentes e metodologias inovadoras para aprendizagem; como a IA está transformando a educação, além de um momento de pitchs de edtechs, que é uma apresentação curta e concisa de uma startup ou produto educacional inovador, com o objetivo de atrair a atenção de investidores, parceiros ou clientes em potencial.

Para Andresa Angela Pandolffi, do Setor de Educação Especial Inclusiva da Semed, o Sapion Summit trouxe à tona temas de grande relevância social. “Um dos destaques do evento foi a palestra do Dr. Thiago Gusmão, com o tema ‘Desmitificando o autismo: quebrando estigmas e promovendo a inclusão’. Durante sua apresentação, ele compartilhou dados atualizados e reflexões sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), reforçando a urgência de construir uma sociedade mais inclusiva e consciente dos desafios enfrentados por essas pessoas”, falou.

Ainda de acordo com Andresa, foi destacado a importância da intervenção precoce, baseada em abordagens científicas. “Dr. Thiago defendeu a adaptação de ambientes e práticas pedagógicas e sociais, como condição essencial para o desenvolvimento pleno das pessoas no espectro. O acolhimento começa com a escuta e com o respeito às diferenças. Para o palestrante, precisamos preparar profissionais e ambientes que compreendam o autismo não como um problema a ser corrigido, mas como uma forma diferente de perceber o mundo. A palestra foi encerrada com uma mensagem marcante, que emocionou os presentes: Inclusão não é gentileza. É justiça. Acolhimento não é favor. É direito", finalizou.

Compartilhe essa notícia: