Saúde: ações de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata são realizadas em Aracruz
Novembro é o mês destinado aos cuidados com a saúde masculina. Um assunto que ainda gera medo em muitos homens, mas que vem sendo desmistificado com as ações da campanha Novembro Azul. Neste ano, a campanha tem como tema “Homem, saúde é vida! Cuide-se de Novembro a Novembro”. Pensando em contribuir com o acesso dos homens a esses serviços, a Secretaria de Saúde (Semsa) preparou uma programação em prol da conscientização desse público.
Durante todo o mês de novembro as Unidades de Saúde (USs) de Aracruz estarão realizando o exame de PSA por livre demanda para homens acima de 50 anos. Além disso, as USs também terão uma programação específica, com um cronograma de ações para cada espaço.
Já o ‘Dia D’ em alusão a campanha Novembro Azul será realizado no dia 26 de novembro, na Casa Azul. Na ação, serão realizados atendimentos com médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas e psicólogos, além da realização de testes rápidos e PSA.
“A campanha Novembro Azul reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma doença muito comum e que vem aumentando a cada ano no Brasil. Quem resiste ao exame preventivo reduz as chances de diagnóstico precoce e, consequentemente, prejudica o processo de cura. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as possibilidades de vencê-la”, destaca a secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt.
Novembro Azul
O movimento internacional foi criado em 2003 para a conscientização do câncer de próstata com o objetivo de alertar os homens sobre a importância do diagnóstico precoce dessa doença. No Brasil, esse mês foi escolhido em alusão ao dia 17 de novembro por ser também o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Saúde ganha micro-ônibus e fortalece transporte sanitário de pacientes
- Chamamento Público: Edital nº 029/2025 - "Mestra Aumerinda Pinto Joaquim"
- 5ª Convocação - Secretaria de Desenvolvimento Social - Edital 001/2026
- Junho Vermelho: Prefeitura promove palestra sobre a doação de sangue
- Governo do Estado e Prefeitura de Aracruz inauguram a Barragem do Piraquê-Açu
- Feirinha de Aracruz está de volta e ganha novo endereço
- Desenvolvimento Social publica Edital do Programa Compra Direta de Alimentos
- Ordem de Serviço marca início da Regularização Fundiária em Vila do Riacho
- Saúde Bucal: Unidades Odontológicas Móveis levam atendimento em comunidades do interior
- 1ª Formação da Equipe Psicossocial (PAS) em 2026 debate a Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ)