Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
Com palestras, exposições, debates, grupos de trabalho e plenárias, aconteceu nesta quinta-feira (18) e sexta-feira (19), na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, o Seminário “Implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro”. O município de Aracruz esteve representado por técnicos pedagógicos do Setor de Ensino Fundamental, sendo o evento destinado a docentes, gestores municipais, estaduais e federais.
A PNEERQ é um programa do Governo Federal brasileiro que visa combater o racismo e a desigualdade no sistema de ensino, além de promover e fortalecer a educação específica para as comunidades quilombolas no país. Apresentação cultural, breve histórico da educação afro-brasileira com o coordenador do Centro de Estudos da Cultura Negra (Cecun/ES) Luiz Carlos Oliveira.
Durante o evento, as expositoras Aline Dias e Erika Carrareto Gonçalves expuseram o que dizem os atuais dados da PNEERQ, que registrou em maio deste ano, uma adesão de 97,3% das secretarias municipais e 100% das estaduais à política. Há uma previsão de investimento previsto de R$ de 2 bilhões até 2026, incluindo um valor de R$ 55 milhões ainda neste ano para ações antirracistas.
“Tivemos importantes momentos de diálogos com perguntas do público. Com o PNEERQ foram criados o Selo Petronilha e o Painel de Dados do Diagnóstico Equidade para monitorar o avanço da política, com foco na formação de 215 mil profissionais de educação, ações de formação de comunidades quilombolas e implementação de protocolos de prevenção ao racismo nas escolas”, destacaram a técnica pedagógica do Ensino Fundamental Daniela Reis e a subsecretária da Semed, Regina Ramos Azeredo.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento