Seminário debate “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”
A Secretaria Municipal de Educação (Semed) participou de terça-feira (8) a quinta-feira (10), no Campus da Ufes, em Vitória, do seminário “As contribuições da diáspora africana para a Lei 10.639/2003: diálogos entre Brasil e Moçambique”. O evento foi promovido pelo Governo Federal e provado pela Chamada CNPq/MIR n.º 02/2024, destinada a apoiar eventos científicos relacionados à questão racial e a suas políticas públicas (Ministério da Igualdade Racial e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
O seminário objetivou promover o debate sobre a educação das relações étnico-raciais, fortalecendo o compromisso com a equidade racial na educação pública. Sua proposta foi colaborar com a produção e socialização de conhecimentos de forma coletiva, criando bases sólidas para a construção e sustentação de políticas e ações voltadas à valorização da diversidade étnico-racial.
“Durantes esses três dias nossa equipe técnica participou de uma busca que ajudou na contribuição com a ampliação da agenda de pesquisa da área da educação das relações étnico-raciais (ERER) em nosso país a partir da produção de conhecimentos teóricos e práticos, de forma coletiva, que sustentam as políticas e ações dos gestores e profissionais da educação básica e do ensino superior com vistas à equidade racial. Nossa participação reafirma o compromisso da Rede Municipal de Ensino com a formação contínua de seus profissionais e com a construção de uma educação antirracista, inclusiva e de qualidade para todos”, ressaltou a subsecretária da Semed, Regina Ramos Azeredo.
O intercâmbio entre as experiências do Brasil e de Moçambique contribuiu para ampliar as reflexões acerca da história e cultura afrodescendente e africana, reforçando a importância da implementação efetiva da Lei n.º 10.639/2003, que torna obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas. A técnica da Semed Dilzeni apresentou um minicurso destacando temas como a literatura de autoria dos povos originários. Já a técnica Andreia participou da mesa temática "Conhecimentos Indígenas e Quilombolas: interface com as práticas escolares".
Foram várias conferências com professores doutores, além de mediações, mesas temáticas, palestras, minicursos, sessões de comunicação e eixos que debateram temas como a ‘Formação docente e a Educação das Relações Étnico-Raciais’ e ‘Identidades e culturas africanas, afrodiaspóricas e indígenas’.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Polo UAB Aracruz parabeniza estudantes que se graduaram em Licenciatura em Química e Tecnologia em Sistemas para Internet
- Aracruz avança e chega ao 3º lugar entre os municípios mais competitivos do Espírito Santo
- Desenvolvimento Social realiza mais uma Ação Cidadã com serviços voltados à população em situação de rua
- Prefeitura lança cartilha para ampliar participação de Micro e Pequenas Empresas nas compras públicas
- Aracruz recebe unidade do SESI com estrutura moderna e foco na formação integral
- Turismo e Cultura publica lista dos empreendedores selecionados para a Feirinha, na Praça da Paz
- 7ª Formação do PSE em 2026 enfatiza os benefícios da atividade física e da saúde mental
- Aracruz é escolhido para sediar Encontro Regional do Selo de Segurança Pública Municipal do MPES
- Aracruz busca em Baixo Guandu referência para implantação de estacionamento rotativo
- Desenvolvimento Social convoca sociedade civil para eleição do Conselho Municipal de Direitos Humanos