Prefeitura realiza ações de bloqueio e controle de criadouros do mosquito da dengue
Equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Aracruz, realizaram ações de bloqueio ao mosquito da dengue, na manhã desta sexta-feira (09), no bairro Vila Nova. O inseticida foi aplicado no entorno dos locais onde foram registrados novos casos da doença, assim, contribuindo para a eliminação das fêmeas.
A dengue é uma doença viral transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti. Quando infectada, a vítima pode sentir uma série de sintomas como febre, dores de cabeça, tontura e cansaço. E com o período de chuvas, a chance de reprodução do mosquito cresce consideravelmente, já que a fêmea coloca seus ovos em água parada dentro de recipientes.
“Já que não existem vacinas ou medicamentos que previnam a contaminação, é preciso eliminar os lugares que os mosquitos escolhem para reproduzir. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente, assim, evitando a reprodução do mosquito”, destaca a secretária de Saúde de Aracruz, Bernadete Xavier.
Bernadete ainda destaca que as equipes de bloqueio da dengue vão continuar realizando os serviços em demais localidades do município, conforme forem sendo notificados os casos da doença.
Como se previnir
A maneira mais eficaz de se prevenir a doença é impedir o ciclo de reprodução do mosquito transmissor. O inseto coloca seus ovos apenas em água limpa acumulada em pneus velhos, caixas d’água, garrafas, calhas entupidas, vasos de flor e também em recipientes jogados em lixo descoberto. Esses materiais acabam se tornando propícios para o desenvolvimento das larvas do mosquito.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação recebe representantes da Superintendência Regional de Linhares (SRE) para debater cuidados na aplicação de avaliações
- Município leva experiências culturais e turísticas para a Feira dos Municípios 2026
- Carreta Pet Vida realizou castrações e vacinação gratuita em Aracruz
- Orçamento Cidadão: assinada a Ordem de Serviço para a obra de reforma e revitalização da Praça do Vila Nova
- ARSP publica resolução com o reajuste tarifário do Saae de Aracruz
- Formação sobre Salas Sensoriais fortalece a Educação Inclusiva na Rede Municipal de Ensino
- Comportamento infantil: Desafio ou pedido de ajuda? Palestra on-line orienta famílias de estudantes da Rede Municipal de Ensino
- Dia Internacional dos Museus terá programação cultural especial em Santa Cruz
- Meio Ambiente divulga orientações para atendimentos da Carreta Pet Vida
- Prefeitura de Aracruz autoriza retomada das obras da nova EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes II