Momento Cultura em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil

Publicado em: 18 de abril de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Momento Cultura em homenagem ao Dia Nacional do Livro Infantil

Em 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. A escolha dessa data deu-se por ser o dia do aniversário de Monteiro Lobato, considerado o pai da literatura infantil brasileira e um grande marco do nosso contexto literário.

Diante da importância desta data, a Secretaria de Educação de Aracruz identificou uma excelente oportunidade para ressaltar o compromisso com o fortalecimento da leitura, aproveitando este significativo momento para anunciar as ações que serão desenvolvidas, em 2021, pelo Projeto Institucional Comunidade de Leitores.

É importante destacar que o Projeto Comunidade de Leitores é um marco de implementação no incentivo ao contexto leitor aracruzense, sendo assegurado pela Lei nº 4.090, de 02/12/16. O projeto tem como objetivo constituir, no município de Aracruz, uma comunidade de leitores, institucionalizar políticas de formação leitora, incentivando o ato de ler, na comunidade escolar interna e externa, planejando ações de leitura dentro e fora da escola.  

A Coordenadora do Projeto, Cristiene Kelly Perdigão de Carvalho Santos, disse que um dos grandes destaques dentre as diversas propostas de atividades literárias que as escolas irão desenvolver este ano, será o Centenário da autora Maria Clara Machado, considerada a maior autora de teatro infantil do país, chegando a escrever um total de 27 peças para o público infantil, entre elas:

A Bruxinha Que Era Boa (1958)

O Cavalinho Azul” (1960)

A Menina e o Vento (1963)

Maria Minhoca (1968)

O Patinho Feio (1976)

O Dragão Verde (1984)

Aprendiz de Feiticeiro (1985)

O Alfaiate e o Rei (2001)

A autora também escreveu algumas peças para o público adulto, dentre as quais::

A Moça da Cidade (1951)

As Interferências (1966)

Miss, Apesar de Tudo, Brasil (1970)

Os Embrulhos (1970)

Um Tango Argentino (1972).

A Subsecretária de Educação, Marineusa Soares, destacou que “Os livros têm genuíno valor, pois insere crianças, jovens e adultos em um contexto de identificação e cria o hábito de leitura. Destacou também que foi pensando nisso que a educação do município irá homenagear o legado literário da autora Maria Clara Machado.” 

A Secretária de Educação, Jenilza Spinassé Morellato, finalizou dizendo que “...ler é mergulhar num universo paralelo e dar asas para a imaginação. É um exercício que colabora para a criatividade e para o desenvolvimento integral do sujeito, pois por meio da leitura é possível imaginar e interpretar o mundo, não havendo limites!”

A Secretária ressaltou ainda que, o papel da escola na formação leitora é imprescindível e, muitas vezes, único. Por isso, nosso contexto educacional precisa assumir o seu papel na formação de leitores, enfatizando práticas pedagógicas que sejam verdadeiros convites à leitura.

A Equipe Pedagógica salientou a importância do incentivo à leitura para além dos muros da escola, pois acreditam que independentemente de como surge um leitor, o importante é que o crescimento no interesse pela leitura exista e seja influenciado por diversas pessoas e motivos!   

A Equipe da Semed encerra fazendo um convite à leitura, reafirmando pelo lema do Projeto Comunidade de Leitores

Ler é saber!

Ler é Prazer!

Ler é crescer.

Pratique essa ideia!

Compartilhe em suas redes sociais: