19 de abril, dia da Resistência Indígena
Aracruz é o único município capixaba com terras indígenas demarcadas e tradicionalmente ocupadas. São ao todo 12 aldeias habitadas pelos povos Tupinikim e Guarani, que resistem mantendo a cultura viva.
Atualmente a população indígena do município passa de 4 mil pessoas. As aldeias estão localizadas na região litorânea do município e às margens do Rio Piraquê-Açu - considerado o maior estuário do Espírito Santo e um dos mais representativos da América Latina.
Esta segunda-feira (19/04) é o dia que marca 521 anos de Resistência dos Povos Indígenas, importantes grupos étnicos que compõem o território brasileiro. “É uma data que celebramos a nossa existência, nossa contribuição ancestral na formação do país”, explica Maynõ Guarani, da aldeia Nova Esperança.
“Os povos indígenas de Aracruz têm uma importância histórica para Estado e até mesmo para o país. São povos que guardam saberes antigos, desde o artesanato às ervas medicinais. Por isso, a Prefeitura de Aracruz atua nesses lugares por meio de diversos setores, como educação, saúde e infraestrutura, sempre respeitando as especificidades culturais dos povos Tupinikim e Guarani”, disse o prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho.
Pandemia: população indígena sendo imunizada
A primeira pessoa vacinada contra a Covid-19 em Aracruz foi uma índia Guarani, da Aldeia Piraquê-Açu, no dia 19 de janeiro: Dona Marilza da Silva, de 72 anos. Atualmente, a população indígena vacinada com a primeira dose soma 2.638 pessoas, e 2.445 aldeados já receberam também a segunda dose da vacina.
Webinar de Valorização Indígena
Para marcar a data, a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo, realizará um encontro virtual com representações indígenas e autoridades estaduais. Será o “Webinar de Valorização Indígena”, que contará com a participação do prefeito de Aracruz, Dr. Coutinho, da Gerente de Assuntos Indígenas da PMA, Josiane Francisco Felício; o Cacique da Aldeia Nova Esperança Ka’agwy Porã, Marcelo Guarani; O vereador Vilson Jaguareté; o coordenador da comissão de caciques Tupinikim e Guarani, José Luiz Francisco Ramos; a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o diretor técnico da ADERES, Hugo Tófoli e a Curadora Adjunta de Arte Brasileira do MASP, Sandra Benites. O evento acontece a partir das 20h e será transmitido pelo Youtube da prefeitura, aberto ao público: www.youtube.com/prefeituradearacruz .
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- “Comunidade de Leitores”: Cmei Sete Anões inicia ações do projeto incentivando a escuta, escrita e leitura de diversos gêneros textuais
- Educação Especial Inclusiva realiza visita técnica pedagógica em escolas da Serra
- Secretaria de Desenvolvimento Social abre inscrições para oficina de culinária
- Casa do Futuro promove Mês do MEI com objetivo de impulsionar o empreendedorismo local
- Prefeitura realiza Audiência Pública para discutir a LDO 2026
- Maio Amarelo: prevenção, consciência e ação para um trânsito mais seguro
- 3ª Reunião Geral PSE debate a cultura de paz e o combate à violência nas escolas
- Esporte abre inscrições para o Campeonato Municipal de Futebol 2025 – Categoria Super Master 50
- Aracruz participa do Fórum Permanente de Educação Infantil do Espírito Santo (Fopeies)
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)