I Conferência Municipal de Cultura em Aracruz

Publicado em: 11 de novembro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
I Conferência Municipal de Cultura em Aracruz

Semana que vem, em Aracruz, a cultura vai ultrapassar os limites do palco para ser discutida no campo das idéias. Com a I Conferência Municipal de Cultura, a Secretaria de Cultura, Desporto e Lazer, da Prefeitura de Aracruz, apresenta o maior evento cultural do município, que será realizado nos dias 20, 21 e 22 deste mês. Com profissionais de renome no país, a conferência vai fazer poesias e palestras caminharem lado a lado em favor do reconhecimento ao valor agregado pela bagagem histórica de Aracruz e pelo direito à cultura de qualidade.

A programação da conferência começa às 19h nos três dias, sendo o primeiro no Teatro Municipal e os outros dois na Câmara Municipal de Aracruz. Na quinta-feira (20), uma mesa redonda vai abrir a conversa acadêmica com o tema “Cultura, história e educação: por uma cidadania cultural”. A discussão vai contar com autoridades no tema, como os palestrantes: Prof° Dr. José Maria Coutinho, Secretário de Cultura, Desporto e Lazer, e o Prof° Mestre em história, Antônio Bezerra Neto. Na sexta-feira (21), a programação segue com apresentações culturais e uma palestra sobre “Mecanismos de financiamento da cultura”, com o palestrante Érlon José Paschoal, diretor de teatro e gestor cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

No dia do encerramento (22), uma palestra dinâmica com a poetisa Elisa Lucinda (foto) fala sobre o tema: “Da utilidade da poesia, permeando com recital espontâneo o tema da diversidade humana”. O espetáculo “Maria Maria” antecede o final do evento, misturando 04 linguagens da cultura, a música, a dança, teatro e poesia. Por fim, um coquetel vai encerrar a noite.

Elisa Lucinda é altamente recomendável:

A poetisa capixaba Elisa Lucinda também é jornalista, atriz e é notícia em todo o país, famosa por seus textos e considerada um dos maiores fenômenos da poesia brasileira. Com inúmeras obras publicadas – destaque para “A menina transparente”, que marcou sua estréia na literatura infantil – Lucinda recebeu o prêmio “Altamente Recomendável”, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

Para Aracruz, a poetisa traz a palestra “Da utilidade da poesia, permeando com recital espontâneo o tema da diversidade humana”, onde discute a inserção dos textos poéticos na rede pública de ensino, para resgatar o gosto pela leitura e capacitar os alunos para que tenham condições de desenvolver projetos literários próprios.

Maria Maria: dança, música, poesia e teatro

O projeto “Maria Maria” é um espetáculo cênico-musical capixaba, realizado em homenagem às mulheres e às respectivas produções artísticas, que conseqüentemente promovem e divulgam a circulação da cena cultural do Espírito Santo. A programação reúne quatro linguagens da cultura: poesia, teatro, dança e música.

Com mais de 2 mil pessoas na soma dos públicos, o espetáculo que foi apresentado pela primeira vez em 2006 (no Theatro Carlos Gomes, em Vitória) impressiona pela qualidade artística que muitos capixabas desconhecem. Em Aracruz, no sábado (22), o espetáculo também vai costurar essas quatro linguagens da cultura em uma hora e quarenta minutos de duração, aproximadamente, em ritmo dinâmico.

Programação:

Quinta-feira (20).

Local: Teatro Municipal de Aracruz.

19h – Abertura oficial.

20h – Mesa redonda com o tema: “Cultura, história e educação: por uma cidadania cultural”.

Palestrantes: Prof° Dr. José Maria Coutinho, Prof° Mestre Antônio Bezerra Neto.

Sexta-feira (21).

Local: Câmara Municipal de Aracruz.

19h – Apresentação Cultura.

20h – Palestra com o tema “Mecanismos de Financiamento da Cultura”.

Palestrante: Érlon José Paschoal.

Sábado (22).

Local: Câmara Municipal de Aracruz.

19h – Palestra Dinâmica com o tema: “Da utilidade da poesia, permeando com recital espontâneo o tema da diversidade humana”.

Palestrante: Elisa Lucinda.

20h30 – Espetáculo “Maria Maria”.

22h – Coquetel de encerramento.

Compartilhe em suas redes sociais: