Semam passa a monitorar a balneabilidade das praias de Aracruz

Publicado em: 30 de abril de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Semam passa a monitorar a balneabilidade das praias de Aracruz

Aracruz é um município de um extenso litoral, com praias que atraem todos os tipos de turistas ao longo de todo o ano. Além das belezas, a qualidade das águas é fator primordial para que a orla aracruzense seja o destino de muitas pessoas. De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente (Semam), que realiza a checagem da balneabilidade das águas, todas as praias do município estão aptas para banho. Mesmo diante do resultado, a visita a esses locais ainda está proibida, uma ação como forma de evitar aglomerações, numa medida de prevenção ao novo coronavírus.

A situação de cada praia será informada através de placas afixadas ao longo do litoral, as quais, apesar de instaladas, não eram atualizadas desde 2019. A balneabilidade será divulgada também no site oficial da prefeitura, na aba CIDADÃO, onde a opção BALNEABILIDADE trará o mapa interativo que indica todos os pontos monitorados, os resultados das análises e também a categoria de balneabilidade. Os pontos que estiverem identificados com a cor verde, estão liberados para banho ou para a prática de atividades, já na cor vermelha, indica situação imprópria. (CLIQUE AQUI PARA SABER)

“Desde o ano passado que as informações sobre a balneabilidade não vem sendo divulgadas. Entendemos que mesmo diante da pandemia que estamos vivendo, não podemos deixar de informar sobre a situação do nosso litoral. As condições podem mudar a cada análise e por isso, é importante o monitoramento periódico desses parâmetros”. Destaca o secretário da Semam, Aladim Cerqueira.

 

O secretário ainda ressalta que a informação é necessária para o registro histórico da balneabilidade das praias do município para comparações e validações futuras. A Semam, por meio de condicionantes e acordo com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), garantiu que o monitoramento será ininterrupto nos próximos quatro anos.


Análise

A balneabilidade das águas é feita por meio das análises físico-química (PH) e microbiológica (coliforme fecais) de uma amostragem (5 coletas). Essas condições podem sofrer alterações devido a fatores como estiagem prolongada, ocorrência de chuvas e condições da maré, sendo necessário o monitoramento desses parâmetros.

Compartilhe em suas redes sociais: