Prefeitura inicia a renovação e abertura dos selos do Serviço de Inspeção Municipal

A Secretaria de Agricultura de Aracruz (Semag) voltou a emitir o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) para microempreendedores rurais e urbanos do município. A emissão do SIM estava paralisada desde o início da pandemia da Covid-19. Empreendimentos já cadastrados podem renovar o selo.
O SIM é responsável pela inspeção da produção industrial sanitária de produtos como carnes de animais (abate e açougues) e seus produtos e subprodutos; pescados (abate e venda) e seus derivados; leite, ovos e seus derivados e também de mel, cera de abelhas e seus derivados. A formalização beneficia os microempreendedores a terem sua produção regularizada, inspecionada e com segurança jurídica, podendo ser comercializada apenas dentro de Aracruz. Dessa forma, é possível desenvolver o empreendimento, aumentar as vendas e gerar novos empregos.
“Ao possuir o selo, o produtor tem a garantia que o produto segue os parâmetros higiênico-sanitários vigentes e assim, os consumidores possuem a certeza de que estão comprando um produto fiscalizado (com origem e processamento conhecidos) e de qualidade”, explica o secretário de Agricultura, Mauro Demartha.
Para a veterinária Karina Rezende e gerente municipal do Serviço de Inspeção Municipal, o trabalho é realizado com o objetivo de garantir a qualidade do produto. “Nosso objetivo é contribuir com o produtor. Quando realizamos a inspeção, observamos o local onde os alimentos são manipulados e embalados e se estão seguindo a legislação vigente no município. Nosso intuito é garantir um produto de qualidade na mesa das famílias aracruzenses”.
Como emitir ou renovar
Para a emissão ou renovação do Selo SIM, o produtor deve procurar a Secretaria de Agricultura (Semag) de Aracruz, localizada na Rua Girandir Peiruchi, Bairro Planalto (dentro do Parque de Exposições de Aracruz), ou entrar em contato pelo telefone (27) 3270-7062. O tempo para emissão do SIM varia de acordo com a atividade desenvolvida pelo produtor, mas o prazo mínimo é de 60 dias.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Pedagogos da Rede Municipal de Ensino participam de reunião de alinhamento com equipe técnica da Educação
- Prefeitura realizou mutirão de consultas oftalmológicas e reumatológicas no último sábado (10)
- Síndrome Gripal: o que você precisa saber para se proteger e cuidar de quem você ama
- Ecopontos: solução sustentável para descarte de entulhos
- Dia D: Unidades de Saúde recebem aracruzenses do grupo prioritário para vacinação contra gripe
- Educação realiza oficina para orientar pedagogos e articuladores quanto à aplicação de avaliações de fluência leitora
- Árvores que estavam danificando prédios escolares são substituídas por espécies diferentes
- Aldeia de Caieiras Velha realiza o Campeonato Indígena de Futebol de Areia neste final de semana
- Nova secretaria marca um passo estratégico e necessário na evolução da gestão urbana da cidade
- Veículos abandonados são recolhidos das ruas em ação conjunta de zeladoria urbana