Prefeitura reúne indígenas e instituições para Planejamento Estratégico nas Aldeias
Representantes da Secretaria de Turismo e Cultura de Aracruz (Semtur), estiveram na aldeia Caieiras Velha para discutir ações e projetos com o objetivo de potencializar os atrativos turísticos e a arte existente nas comunidades indígenas do município. Na oportunidade também esteve presente o vereador Vilson Jaguareté, representantes de outras aldeias indígenas do município e de instituições como Aderes, Sebrae, Ufes, Ifes e Esesp.
Para o secretário da Semtur, Moisés Mercier, o foco das ações discutidas durante o encontro são os povos Tupiniquim e Guarani. “Por mais genuínas que sejam as nossas intenções, não podemos nos esquecer de que os indígenas devem ser os protagonistas neste processo de planejamento. Temos que ouvir, reconhecer, valorizar e potencializar tudo que já existe nas aldeias, a partir da ideia inicial que partirá deles”.
O gerente de Artesanato da Aderes, Juliano Nogueira, destacou que a agência vem distribuindo cestas básicas em todo o Estado e que algumas associações aracruzenses que solicitaram serão contempladas. Ele ressalta também a beleza do artesanato indígena.
De acordo com Nelci do Belém Gazzoni, diretora-presidente da Esesp, os docentes da instituição podem ser peças fundamentais neste grande mosaico que está sendo construído. “Os colaboradores podem auxiliar na capacitação dos agentes e elaboração do plano, apoiando as prioridades do Indígena. Ela ainda conclui colocando a instituição à disposição para auxiliar na construção do planejamento dos projetos.
Anderson Baptista, coordenador regional do Sebrae, destaca o impulsionamento das aldeias e a possibilidade de confeccionar um mapa e um roteiro turístico.
Patricia Merlo, professora da Ufes, cita a que a Unesco tem um circuito internacional de verbas voltadas para patrimônio histórico e cultura, o programa ‘Cidades Criativas’. “No Brasil temos 10 cidades inseridas neste programa e Aracruz poderia ser mais uma, mas é necessária toda uma estrutura organizada para fazermos parte disso como sinalização, rotas, produtos personalizados com etiquetas, entre outros”.
O educador Jocelino Tupiniquim, enalteceu o protagonismo indígena. “Devemos fortalecer nossa cultura e ter o indígena como personagem principal neste processo. O indígena tem que ser conhecido e não explorado. O turista tem que levar a memória do povo e não somente um souvenir”.
O encontro foi um desdobramento de uma reunião ocorrida no final de abril, que contou com a participação do Prefeito de Aracruz Dr. Coutinho, da vice-governadora Jacqueline Moraes, do Secretário da Semtur Moisés Mercier e da Comissão de Caciques, em que foram elencadas alternativas oferecidas por algumas das instituições mencionadas acima às aldeias indígenas aracruzenses em inúmeras áreas.
Texto com colaboração da Semtur.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Revitalização da Rodovia “Primo Bitti” é entregue e novas ordens de serviço para obras em rodovias são assinadas
- 17ª Chamada - Secretaria de Educação - Edital 002/2025
- Pagamento da cota única do IPTU e da Taxa de Lixo é prorrogado para 28 de abril
- Reunião entre Polo UAB e Ufes fortalece parcerias e estreita relações para ampliar ofertas de cursos
- Abril Verde: Prefeitura promove palestra sobre a importância da segurança no trabalho
- Trânsito terá alterações durante Desfile Cívico de Aracruz no sábado (11) e domingo (12)
- Palestra fomenta reflexão às famílias de estudantes sobre as Competências socioemocionais para o século XXI
- PDM: Aracruz promove Audiência Pública sobre zoneamento
- “Aracruz: nossa história em movimento”: 18 escolas da Rede Municipal de Ensino integrarão comitiva do Desfile Cívico Cultural
- Oftalmologia e ultrassonografia: Saúde realiza ação com carretas e quase 3 mil atendimentos