Ecoponto é tema de reunião com moradores do Mar Azul e Barra do Sahy

Publicado em: 16 de junho de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Moradores e prefeitura reunidos na praça do Mar Azul
Ecoponto é tema de reunião com moradores do Mar Azul e Barra do Sahy

O principal objetivo das reuniões foi estudar, junto aos moradores, possíveis locais para instalação do Ecoponto. Esse sistema público, sob gestão da Prefeitura de Aracruz, funciona como local para despejo de entulhos. O material depositado no Ecoponto é recolhido pelas equipes de Limpeza Pública e é um meio sustentável para depósito de resíduos de construção civil, além de outros materiais como: mesa, cadeira, sofá, guarda-roupa, colchão, eletrodomésticos, madeiras, plástico, metal, vidro, papel e papelão.

As reuniões aconteceram na última terça-feira (15). A Secretaria de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) também falou aos moradores sobre a importância da separação correta de resíduos e que a destinação de entulhos de construção civil é de responsabilidade da pessoa que conduz a obra. “Estamos selecionando os lugares para instalar o Ecoponto no Mar Azul e Barra do Sahy e por isso é importante a participação dos moradores nesse processo, para que o local seja estratégico para atender a comunidade”, explica a assessora da Setrans, Francine Souza.

Para entender o Ecoponto
Os ecopontos são áreas públicas sob gestão da Prefeitura de Aracruz para a captação de pequenas quantidades de entulho (até 1m³). Nesses locais, o entulho deve ser separado pelo gerador. Cada pessoa pode levar pequenas quantidades de entulhos (até 12 sacos de ráfia ou 12 carrinhos de mão por dia de entulho para serem depositados no local) como tijolos, restos de azulejos, totalizando 1m³ por dia, além de resíduos volumosos como mesa, cadeiras, sofá, guarda-roupa, colchão, eletrodomésticos, madeiras, plástico, metal, vidro, papel e papelão.

Esses entulhos serão depositados em caçambas específicas para cada tipo, com capacidade para comportar até 4 m³ de resíduos cada uma. O cidadão não poderá levar seus lixos domésticos, hospitalares ou de serviços de saúde como de clínicas de odontologia, veterinárias, de estéticas e lixo industrial.

O recolhimento acontece das 7h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira. O primeiro ecoponto está em funcionando na Fábrica de Manilhas no bairro Itaputera, localizado na Rua 7 de Setembro, n.º 1070.

Dúvidas?
Entre em contato com a Gerência de Limpeza Pública pelo número: (27) 99741-8382.

Compartilhe em suas redes sociais: