Secretaria de Educação de Aracruz dá início ao Percurso Formativo 2021
A Secretaria de Educação de Aracruz deu início ao Percurso Formativo 2021 e a primeira ação consistiu na formalização da Equipe de Professores que atuarão na Formação Continuada da Rede Municipal de Ensino de Aracruz. O encontro teve como objetivo apresentar a proposta de Formação dos profissionais da Educação, bem como estabelecer a integração dos formadores.
Quando falamos em formação continuada de professores estamos nos referindo a cursos complementares que ajudam aos educadores a adquirir novos conhecimentos para que eles consigam desempenhar melhor seu papel dentro da escola e da sala de aula. Nesse sentido, a Secretaria de Educação de Aracruz (Semed) aposta na Formação Continuada como mola propulsora para uma educação de qualidade, tendo como objetivo subsidiar a formação dos profissionais da Rede de Ensino de Aracruz.
Desse modo, a Semed proporcionará Formação Continuada para Professores, Pedagogos e Diretores, sendo o Formador um profissional da área específica e grau de apropriação e acumulação de conhecimentos atualizados. A secretária de Educação, Jenilza Spinassé, destacou que o município tem um Plano de Formação Continuada e que o documento tem como finalidade institucionalizar as ações vinculadas aos processos de Formação Continuada dos Professores, Diretores, Pedagogos e demais profissionais ligados à educação da Rede de Ensino.
Destacou ainda que com a evolução da tecnologia o processo de ensino-aprendizagem não se resume em ter um professor na sala de aula que utiliza um quadro e livros para explicar os conteúdos. Essa mudança trouxe novas formas de ensino e criou um perfil muito diferente de estudante, por isso a formação continuada é tão importante, tanto para os estudantes quanto para os professores que precisam manter-se atualizados e adquirir conhecimentos em relação às novas práticas pedagógicas e tendências de ensino para o século XXI.
A Subsecretária de Educação, Marineusa Pimentel, salientou que a formação desses profissionais só pode ser planejada e executada, com base numa concepção muito clara da razão de ser da educação, uma vez que as práticas que tecem a existência humana nos vários ambientes são constitutivas nas ações pedagógicas dos agentes educativos, que atuam no ambiente escolar, junto aos estudantes.
Nesse contexto, a Semed anuncia seu compromisso em promover no município de Aracruz processos permanentes de Formação Continuada como ferramenta indispensável na formação dos profissionais da educação, visando o exercício de uma prática significativa frente às transformações da sociedade.
Texto: colaboração da Secretaria de Educação
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2º lugar na categoria Indígena: Aracruz se destaca no Prêmio Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) 2026
- Saae assina ordem de serviço para modernização de 14 elevatórias em Aracruz
- 6ª CHAMADA EMERGENCIAL /EXTRAORDINÁRIA – Edital SEMED 002/2025
- 25ª CONVOCAÇÃO SEMED - EDITAL 002-2025
- Desenvolvimento Social prorroga prazo do Chamamento Público para Compra Direta de Alimentos
- Prefeitura de Aracruz abre consulta pública para contribuições à minuta da Lei dos instrumentos de desenvolvimento urbano e fundiário
- Xadrez nas escolas: Aracruz conquista três medalhas nos Jogos Escolares do Espírito Santo (Jees) e duas vagas para os Jogos Escolares Brasileiros (Jebs)
- Festa de "São João na Praça" começa nesta terça-feira (23)
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028