Por falta de doses, prefeitura de Aracruz suspende temporariamente aplicação de primeira dose da vacina contra a covid-19
A Prefeitura de Aracruz, por meio da secretaria de Saúde (Semsa), informa que a partir dessa sexta-feira (16), fica temporariamente suspensa a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município. A suspensão se deve à falta de envio dos imunizantes pelo Ministério da Saúde aos estados brasileiros, comprometendo a continuidade da campanha neste momento.
Até normalizar a situação a aplicação da segunda dose continua normalmente em todas as Unidades de Saúde de Aracruz. A paralisação não afetará o cronograma da aplicação da segunda dose daqueles que foram imunizados com a vacina Astrazeneca, porque o município não alterou a reserva. A semsa possui uma reserva técnica das vacinas o que garante a segunda dose para mais de 1600 aracruzenses.
A Semsa destaca que a expectativa é que novas remessas de vacina cheguem ao município, na próxima semana, para que a vacinação continue nos grupos que estão sendo contemplados de acordo com a faixa etária.
Vacinação Influenza
Outro vírus que também preocupa, é o da Influenza e para minimizar as complicações decorrentes da gripe, a Semsa reforça as ações da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. A vacina disponibilizada é trivalente e protege contra três tipos de influenza: A (H1N1), A (H3N2) e B.
A vacinação está sendo realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, em todas as Unidades de Saúde do município. A dose está sendo aplicada em pessoas acima de 6 meses de idade.
Benefícios contra o Coronavírus
Um estudo apresentado no European Congress of Clinical Microbiology & Infectious Diseases (ECCMID) sugere que pessoas vacinadas contra o vírus Influenza, podem estar parcialmente protegidas dos efeitos graves provocados pelo novo coronavírus e têm menos risco de precisarem de ajuda médica emergencial.
A vacina da gripe não reduziu o número de mortes e continua não tendo efeito contra o novo coronavírus. Porém, algumas pesquisas anteriores já haviam sugerido que receber uma dose do imunizante poderia, sim, ser benéfica, por ativar a resposta imune inata do organismo— uma espécie de exército de defesa que combate invasores em geral, sem nenhum patógeno específico na mira.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a agosto
- Aracruz lidera geração de empregos no ES com 4.259 vagas abertas
- Processo Seletivo 002/2024: Semed divulga 15ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Desenvolvimento Social publica a 40ª chamada do Edital nº 001/2023
- Biblioteca Alberto Mussa: Emefti Eurípedes Nunes Loureiro é primeira da Rede Municipal de Ensino a ser contemplada com o Projeto Ler o Mundo
- World Cleanup Day: sábado (13) acontece a primeira ação de limpeza de praias
- Secretaria de Planejamento apresenta projeto de intervenção da orla aos moradores de Praia dos Padres
- Serviços Urbanos revitaliza escadarias para garantir mais dignidade às comunidades
- Aracruz promove ação de conscientização sobre direitos das pessoas com deficiência
- Morte Encefálica e Doação de Órgãos é tema de palestra promovida pela Saúde