Serviços realizados pelo SAMU garantem maior chance de sobrevivência aos pacientes atendidos
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) está funcionando no município desde o início de março deste ano, e vem realizando importantes atendimentos através do programa “SAMU para todos”. Auxiliando pacientes em situações de acidentes, traumas e urgências, as ambulâncias do SAMU contribuem com o socorro rápido e ajudam a organizar as assistências na rede pública, prestando socorro à população em casos de emergência.
A rapidez dos serviços ajuda no socorro imediato de pacientes em situações graves, como foi o caso ocorrido na tarde da última terça-feira (20), onde um senhor de 78 anos, vítima de infarto agudo do miocárdio, necessitou de remoção através do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo da Secretaria da Casa Militar (NOTAER). Com o primeiro atendimento realizado pela SAMU, o homem chegou a tempo de ser transferido com a rapidez e segurança que o caso necessitava.
“O atendimento rápido e qualificado é fundamental para que possamos aumentar o número de vidas salvas. A qualidade do primeiro atendimento interfere diretamente nas chances de sobrevivência do paciente”, destaca a secretária de Saúde de Aracruz, Rosiane Scarpatt.
Para o subsecretário de saúde para assuntos administrativos de Aracruz, Clio Venturim, o SAMU é um ganho para o município e contribui para realizar os atendimentos de remoções mais graves. “O sucesso no caso do cidadão que necessitou ser removido pelo NOTAER teve grande influência da ação da SAMU, que contribuiu de forma efetiva e no tempo hábil, para salvar a vida em questão”.
Clio ainda destaca que para os casos que não estão incluídos no perfil de atendimento do SAMU, o município utiliza de sua frota própria de ambulâncias para realizar o serviço. “Muitos atendimentos são realizados pelas próprias ambulâncias do município e já está em andamento na Semsa o processo de licitação para aumentar a quantidade desses veículos”.
SAMU - Disque: 192
O atendimento do SAMU em Aracruz pode ser acionado através do telefone 192. O serviço funcionará 24 horas por dia com equipes de profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e condutores socorristas que atenderão às urgências de natureza traumática, clínica, pediátrica, cirúrgica, gineco-obstétrica e de saúde mental da população.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento