Enfermeira da Prefeitura de Aracruz tem trabalho selecionado em congresso nacional

Publicado em: 09 de agosto de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Enfermeira da Prefeitura de Aracruz tem trabalho selecionado em congresso nacional

Com um trabalho que relata o processo de organização do ambiente e da equipe que atua na Unidade de Saúde do Morobá neste momento de pandemia da covid-19, a enfermeira Eliamara Viana Correia foi selecionada para apresentar a pesquisa no 16º Congresso Brasileiro de Medicina de Família e Comunidade. O evento acontece entre os dias 19 e 22 de agosto.

O trabalho tem como título ‘Organização no Processo de Trabalho de uma Equipe de ESF para o Enfrentamento da Pandemia de Covid-19: um relato de experiência’. Na pesquisa, Eliamara descreve a experiência do processo de organização do ambiente e da equipe de trabalho durante a pandemia, tendo em vista a necessidade de adequar espaço e organizar o fluxo com a equipe para acolher, atender e monitorar casos suspeitos de covid-19.

De acordo com a enfermeira, o espaço da Unidade de Saúde do Morobá foi reorganizado para atender os pacientes com suspeita de covid-19 isolados dos outros usuários da unidade, reduzindo a propagação do vírus. Foi adequada uma sala específica para coleta do swab e outra para atendimento médico. Os equipamentos utilizados no atendimento (oxímetro, termômetro, esfigmomanômetro, entre outros) foram separados para uso exclusivo desses pacientes. O monitoramento dos casos atendidos passou a ser realizado via tele monitoração pelos agentes comunitários de saúde. Todo atendimento foi pautado nos princípios da humanização, informa a pesquisa.

Eliamara explica que a equipe passou a trabalhar de forma colaborativa e interdisciplinar. Houve ampliação da testagem e diagnósticos em tempo oportuno, além de notificação imediata dos casos. Os usuários do sistema de saúde sentiram-se mais acolhidos, segundo ela.

“Tem sido uma experiência desafiadora atuar durante uma pandemia, mas com esforço a gente consegue atender bem os pacientes e suprir as necessidades da comunidade. É muito gratificante levar o nome do município para este congresso, mas ressalto que todo esse trabalho foi feito em equipe”, disse a enfermeira.

 

Compartilhe em suas redes sociais: