Agentes de Saúde Ambiental recebem treinamento para captura de escorpião

Publicado em: 10 de agosto de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Uma Agente de Saúde Ambiental mostra escorpião encontrado na manhã de hoje durante a capacitação
Agentes de Saúde Ambiental recebem treinamento para captura de escorpião

Na manhã desta terça-feira (10) Agentes de Saúde Ambiental do Centro de Controle de Zoonozes (CCZ) da Prefeitura de Aracruz participaram da etapa prática da Capacitação para Identificação, Controle e Manejo de Escorpiões. O treinamento, conduzido pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), por meio da Superintendência Regional de Saúde Metropolitana, visa fortalecer as ações de captura e manejo do animal e reduzir os casos de picadas.

Durante a prática de campo os participantes receberam orientações para prevenção de acidentes, que devem ser repassadas à população em momentos oportunos. Somente na manhã desta terça foram capturados mais de 60 escorpiões vivos em uma área de mata na prefeitura.

A bióloga do CCZ, Lívia Coco da Silva, afirmou durante o treinamento que as equipes irão intensificar o trabalho de controle do escorpião, já que entre os meses de agosto e setembro há previsão de aumento do número do animal. “Nessa época do ano os escorpiões começam a se reproduzir e podem ser encontrados em quantidade maior no ambiente, o que faz crescer a possibilidade de acidentes”, disse.

Prevenção

De acordo com a bióloga, a população deve redobrar os cuidados para evitar acidentes com escorpião. Uma medida básica é manter os quintais limpos, já que esses animais são mais evidentes em locais com lixo e entulhos de construção. “As pessoas devem observar roupas e calçados, manter os quintais limpos, com local mais aberto e exposto. É necessário também adotar algumas medidas preventivas para que eles não entrem nas residências, como colocar borrachinhas nas portas e tela nas janelas”, explica Lívia Coco da Silva.

O que fazer em caso de acidentes

Caso alguém seja picado por um escorpião, a pessoa deve ser levada imediatamente ao serviço de emergência do município, na UPA do Vila Rica. Mas, caso a pessoa esteja distante da UPA, a orientação é que ela procure o atendimento primário em uma Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa.

O que fazer ao encontrar um escorpião

Caso a pessoa constate que há escorpiões em casa ou na região em que mora, a orientação é informar o Centro de Controle de Zoonozes para que uma equipe seja encaminhada ao local. Será feito um estudo com objetivo de reduzir o número de escorpiões no ambiente. O número do CCZ é o: 27 3270-7480.

Compartilhe em suas redes sociais: