Dr. Coutinho recebe secretário de Estado do Meio Ambiente para tratar assuntos de licenciamento ambiental das obras do valão

O prefeito Dr. Coutinho, na companhia de seu vice Beto Vieira, e dos secretários municipais de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira e Obras e Infraestrutura, Rafael Borgo, recebeu em seu gabinete na tarde desta quarta-feira (25/08), o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama) Fabrício Machado e o Coordenador Técnico o Conselho Estadual do Meio Ambiente (Consema) Elias Morgan.
O chefe do executivo municipal agradeceu a presença do secretario de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em Aracruz e falou sobre o que motivou a fazer esse convite. “Queria muito agradecer a presença de vocês aqui. Esta é uma importante oportunidade para que eu possa mostrar o valão que corta a sede do nosso município, sendo a sua obra um apelo da nossa população. Ele passa por cinco bairros e tem uma extensão aproximada de três quilômetros. Desde quando fui vereador na década de 80 esse valão já era uma cobrança dos moradores, sendo que toda vez que temos uma chuva o valão não suporta e transborda. Estamos empenhados para resolver essa questão”, pontuou.
Em seguida o secretário Rafael Borgo (Semob) fez uma explanação sobre o projeto para as obras do valão. “Quando assumimos o governo pegamos um macroprojeto pronto para a infraestrutura do local. Após estudá-lo avisei ao prefeito que poderíamos estreitar um pouco as ruas e manter o principal, que é o elemento da drenagem. A base desse projeto é a drenagem de toda a bacia que o compreende, sendo ela a principal bacia da área urbana do município, que capta 100% do esgoto que lá é lançado. Existe um ponto de nascente de água onde pretendemos construir um parque verde no entorno, sendo nosso foco fazer a infraestrutura básica, além de oferecer condição de humanizar o local”, explicou.
Ainda de acordo com Rafael, com as obras finalizadas, o problema de alagamento vai acabar. “Vamos aliviar esse problema, pois temos um estudo hídrico que foi feito nos últimos 50 anos. Teremos uma estrutura com capacidade para realizar 120 mm de drenagem da água por hora, o que é considerada muita chuva. Estamos falando de áreas onde não mais haverá expansão urbana e com as obras poderemos chegar a quase 100% do esgoto tratando, entendemos que isso resolverá os problemas”, disse.
Capacitação e fortalecimento das cidades
O Secretário Aladim Cerqueira (Semam) parabenizou o trabalho do secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que vem promovendo a capacitação e o fortalecimento das cidades no que tange o licenciamento ambiental. “O Fabrício vem desenvolvendo um trabalho muito importante, que é capacitar e fortalecer os municípios quanto às ações do licenciamento ambiental, com suas visitas, conversas, incentivos, entrega de equipamentos, além de um programa criado para dar esse apoio. Tudo isso ajudará a gestão municipal”, enfatizou.
Após a reunião todos fizeram uma visita in loco nos principais pontos do valão, passando pelos bairros Segatto, Fátima e Portelinha. Ao final o secretário Fabrício Machado (Seama), comentou sobre sua visita e quais são suas perspectivas para a obra do valão. “Estamos em uma visita técnica a convite do prefeito Dr. Coutinho com o objetivo de conhecer o sistema de drenagem da sede do município. Entendemos que a obra do valão é um projeto estratégico para a cidade e vamos atuar junto aos órgãos competentes para que o processo de licenciamento ambiental ocorra, e assim o município possa executar esse empreendimento, que certamente trará grandes benefícios para a cidade, sendo que o esgoto a céu aberto e as constantes inundações não são saudáveis para nenhuma cidade”, pontuou.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Qualifica Aracruz abre inscrições para novos cursos gratuitos em parceria com o Qualificar ES
- Planejamento dá início ao ciclo do Orçamento Cidadão e já reuniu mais de 100 participantes nas primeiras audiências
- Pedagoga da Emef indígena Ybyrapytanga lança o livro “Kûatîarupema – Uma antologia Tupinikim”
- 2º Encontro Formativo do Ade Piraquê-Açú discute os avanços e desafios na implementação das estratégicas do arranjo focadas nos anos finais do ensino fundamental
- Meio Ambiente incentiva adoção responsável e cuidados com o bem-estar animal
- Cronograma de limpeza urbana se intensifica no município
- Inscrições abertas para a XII Conferência Municipal de Saúde
- Aracruz obtém Nota A+ em Capacidade de Pagamento do Tesouro Nacional e consolida posição de destaque em gestão fiscal
- Professores da Educação Especial participam de formação sobre inclusão, diversidade e sala de aula
- Assinado o decreto de Regularização Fundiária do Centro Empresarial "Guilherme Devens"