Muita alegria e emoção no ponta pé inicial da aula que inaugurou o Projeto Saber Viver, em Vila do Riacho
A prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Esportes, Lazer e Juventude (Semesp), Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds), em parceria com a Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte, Ministério da Cidadania, e das empresas Evonik, Estel, Conmec Industrial, NCS industrial, Portocel, Imetame e Suzano, participou na tarde desta sexta-feira (27), no Campo Social Esporte Clube, Vila do Riacho, de uma grande cerimônia de inauguração do Projeto Saber Viver.
Estiveram presentes o prefeito Dr. Coutinho, os secretários Coqui (Semesp), Dileuza Marins Del Caro (Semds), os vereadores Cecéu e Léo Pereira, a presidente da Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte Poliane Siqueira, o Presidente da Associação de Moradores de Vila do Riacho, Luiz Carlos, o responsável pelo Campo Social Esporte Clube, João Batista Soares, e demais autoridades.
Em um ambiente alegre, muitas crianças e seus pais compareceram para acompanhar de perto o ponta pé inicial do projeto. A eles ainda foram servidos guloseimas como pipoca e algodão-doce. A Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte deu início ao Projeto Saber Viver – Bons na Escola com uma grande apresentação da Banda Marcial Ermentina Leal – BANMEL, que tocou várias de suas belas músicas instrumentais.
A realização desse projeto só foi possível graças às inúmeras parcerias. Ele oferta aulas de futebol de campo para 75 crianças e adolescentes, buscando contribuir com o desenvolvimento humano, por meio das ações educativas, esportivas e socioculturais, prevenindo assim, a ocorrência de riscos e vulnerabilidade social.
O Saber Viver – Bons na Escola possui uma equipe técnica multidisciplinar composta por profissionais das áreas social, pedagógica, psicológica, esportiva, educação física e educadores. Estes profissionais têm por objetivo o despertar dos alunos frente as suas potencialidades, e busca promover e complementar ações com as famílias na proteção e desenvolvimento, a fim de fortalecer os vínculos sociais, desempenho, autonomia e autoestima com a prática de atividades esportivas.
Seu sucesso aconteceu com a parceria das empresas que acreditaram na associação que o desenvolveu, por meio da Lei Federal de incentivo ao esporte. Dessa forma foi realizado um trabalho incrível de sua equipe junto à comunidade e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), que fez o encaminhamento das crianças e adolescentes para a efetivação das matrículas.
Falas das autoridades
A presidente da Associação Amigos da Justiça, Cidadania, Educação e Arte Poliane Siqueira abriu as falas das autoridades enfatizando a felicidade dessa conquista para os moradores de Vila do Riacho. “Fiquei extremamente feliz com as famílias de Vila do Riacho que acreditaram nesse projeto. Sei que ele sempre foi um desejo antigo e muito importante dos moradores locais. Queria agradecer todos os envolvidos nessa incrível parceria, além das lideranças e da secretária Dileuza, que também é moradora daqui e esteve conosco nessa grande jornada”.
Em seguida o Secretário da Semesp Coqui ressaltou as dificuldades para essa conquista e suas realizações às crianças. “Para chegarmos até aqui caminhamos um longo e árduo caminho, e digo que valeu a pena, pois o que vejo aqui é uma garotada animada e com uma grande perspectiva de realizar seus sonhos. É isso que o esporte proporciona, realizar sonhos, e o mais importante, a formação de cidadãos de bens, pois ele agrega valores, e tenho certeza que daqui para a frente as ações crescerão cada vez mais”, pontuou.
Já a secretária Dileuza (Semds) destacou seu orgulho e emoção em ver o projeto sendo iniciado, e lembrou do grande maestro da Banmel, Tuti, falecido no ano passado. “Hoje pra mim é um momento de orgulho e muita emoção, porque ao chegar aqui vi um sonho de muito tempo sendo realizado. Esse projeto foi sonhado por um eterno defensor dos direitos da criança e adolescente, o maestro Tuti, que não está mais entre nós, mas sei que ele está no coração de cada um. Ao chegar e ver a Banmel fazendo essa homenagem lindíssima me faz perceber que seu sonho foi concretizado. Muito obrigado a todos e que nossas crianças tenham um futuro promissor”, disse.
Finalizando as falas, o prefeito Dr. Coutinho lembrou de sua difícil infância e encorajou cada uma das crianças assistidas a buscarem seu sonho. “Lembro quando era criança na Barra do Riacho e de minhas dificuldades. Perdi meus pais ainda muito novo, mas dizia a minha mãe que seria médico do coração. Lutei muito e consegui me tornar um especialista na área, por onde trabalhei por 40 anos. Por isso digo a vocês que corram atrás e acreditem nos seus potenciais, sendo essa escola do esporte em que vocês estão, um caminho promissor”. Após as falas o prefeito, de uma forma simbólica, deu o ponta pé inicial na bola para que as partidas se iniciassem.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Todas as praias de Aracruz próprias para banho
- Aracruz recebe mais um selo Diamante de Transparência e Governança Pública
- Hemodiálise de Aracruz vence prêmio em Gestão de Processos
- Ginásio Poliesportivo no Campo do Mariano: mais uma obra concluída na cidade
- Letreiros para valorizar praias e impulsionar turismo em Aracruz
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz