Novembro azul: mês destinado aos cuidados com a saúde masculina

Publicado em: 03 de novembro de 2021
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Novembro azul: mês destinado aos cuidados com a saúde masculina

Com a chegada do mês de novembro, agora é a vez de intensificar os cuidados com a saúde masculina. Um assunto que ainda gera medo em muitos homens, mas que vem sendo desmistificada com as ações da campanha Novembro Azul que reforça a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, uma doença muito comum e que vem aumentando a cada ano no Brasil.

 

O exame preventivo é fundamental para o diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do paciente. Mas, por preconceito, muitos homens ainda deixam de realizar o exame de toque retal e se expõem aos riscos da doença. Existe também a opção do homem realizar o exame do PSA, que é feito em laboratório por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue, porém, não substitui o exame de toque retal, que detecta com mais precisão os tumores.

 

Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

 

“Ações como o Novembro Azul são fundamentais para derrubar tabus e preconceitos. O câncer não é mais uma sentença de morte e pode ser curada graças ao diagnóstico precoce, mas o preconceito ainda é o grande vilão dos homens no combate à doença. Quem resiste ao exame preventivo reduz as chances de diagnóstico precoce e, consequentemente, prejudica o processo de cura. Quanto mais cedo a doença for descoberta, maiores são as possibilidades de vencê-la”, destaca a secretária da Semsa Rosiane Scarpatt.

 

Rosiane ainda destaca que durante o mês de novembro a Semsa estará realizando várias ações em prol da conscientização masculina.

 

Compartilhe em suas redes sociais: