Semsa realiza ação que marca o encerramento do Novembro Azul e início do Dezembro Vermelho
Neste sábado (04) a Secretaria de Saúde de Aracruz (Semsa) realizará o encerramento da campanha do Novembro Azul, com uma manhã de atendimentos voltados à população. Além disso, a Semsa dará início às ações do Dezembro Vermelho, um mês inteiro dedicado à prevenção da Aids. O evento será realizado das 7h às 11h, na rua Fiory Terci, onde está localizada a Casa Azul.
Durante as ações, a população terá acesso a serviços como testes rápidos de HIV, sífilis e hepatite, além da coleta de PSA. Terá também avaliação com nutricionista, distribuição de preservativos e vacinação contra a Covid-19. “Estamos encerrando uma campanha de extrema importância e iniciando outra tão séria quanto. Com o Dezembro Vermelho vamos conseguir evidenciar ainda mais os cuidados necessários para incentivar a população quanto à prevenção da Aids, e oferecer todo o suporte e informações necessárias a quem já está infectado”, destaca a secretária da Semsa, Rosiane Scarpatt.
Dezembro Vermelho
O Dezembro Vermelho marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a Aids e outras IST (infecções sexualmente transmissíveis), chamando a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.
Aids
Aids é uma doença causada pela infecção do Vírus da Imunodeficiência Humana (da sigla em inglês HIV). Esse vírus, do tipo retrovírus, ataca o sistema imunológico, que é o responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. O vírus é capaz de alterar o DNA dessa célula e fazer cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.
Transmissão
Os pacientes soropositivos podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas, ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção. Por isso é sempre importante fazer o teste e se proteger em todas as situações.
Tratamento
Todas as pessoas diagnosticadas com HIV têm direito a iniciar o tratamento com os medicamentos antirretrovirais, imediatamente, e, assim, poupar o seu sistema imunológico. Esses medicamentos (coquetel) impedem que o vírus se replique dentro das células T CD4+ e evitam, assim, que a imunidade caia e que a Aids apareça.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Consulta Pública para criação do Corredor de Biodiversidade segue até o dia 11/01
- Bem-vindo 2026: Milhares de pessoas lotam a orla de Aracruz
- Projeto Nossa Praia garante acesso ao mar para pessoas com mobilidade reduzida em Barra do Sahy
- Semam orienta sobre cuidados com animais durante o verão
- Semam divulga resultado da Consulta Pública sobre a doação de área e ampliação dos limites do Parque Natural Municipal do Aricanga
- Semsa divulga Retificação Nº 01 do Processo Seletivo Nº 001/2025
- Atendimento do SINE localizado na Sede está temporariamente suspenso para manutenção
- Assinada a Ordem de Serviço para o início das obras da nova sede do CAPSi
- Nossocrédito fortalece o empreendedorismo e injeta cerca de R$ 1,8 milhão na economia de Aracruz em 2025
- Verão Aracruz: dicas de cuidados com a saúde durante a temporada mais quente do ano