Cerca de 200 pessoas estiveram presentes na sexta edição do projeto 'Aracruz, aqui é meu lugar'
Aconteceu ontem (08), no auditório da EMEF “Placidino Passos” (Polivalente), no Centro, mais uma edição do projeto “Aracruz, aqui é meu lugar”, que desta vez fez menção à vida do empresário Etore Selvatici Cavallieri. O projeto foi desenvolvido pelos alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, da EMEF “Abílio Correia de Amorim”, durante o ano letivo de 2010. Aproximadamente 200 pessoas entre alunos e familiares, professores e representantes da Secretaria de Educação, além do homenageado da noite e seus familiares marcaram presença na sexta edição do projeto.
Foram apresentados pelos alunos à comunidade aracruzense, a história do surgimento do município de Aracruz, assim como a formação de seu povo, aspectos geográficos – relevo, clima, vegetação e hidrografia – vida administrativa (Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário) e os principais pontos turísticos do município. De acordo com a pedagoga da escola, Marta Comério, o projeto visa trabalhar a história de Aracruz de forma ágil e educativa, uma vez que os alunos são participantes do projeto. “Ao darmos a oportunidade ao aluno de conhecer a história de sua cidade, de seu município, oferecemos subsídios para que ele conheça as pessoas que ajudaram a fazer a Aracruz que conhecemos hoje”, disse.
O momento mais marcante do evento foi a homenagem feita por 55 alunos do Coral de Música da escola “Abílio Correia de Amorim”. Com muita emoção, alegria e paixão, os pequenos cantaram para o homenageado a música “Contador de Estrelas”, do cantor Fábio Jr. Durante o evento, foram lembrados alguns ícones importantes da história de Aracruz como Monsenhor Guilherme Schmitz e o pai do saudoso Primo Bitti, o Sr. Eugênio Antônio Bitti.
CONHEÇA COMO FOI DESENVOLVIDO O PROJETO “ARACRUZ, AQUI É MEU LUGAR”
Este ano, o projeto “Aracruz, aqui é meu lugar” foi desenvolvido com três turmas do 4º ano do Ensino Fundamental e contou com a participação de 64 alunos, com faixa etária entre 8 e 12 anos, nos meses de abril a dezembro. Durante o projeto, os alunos fizeram um trabalho em que privilegiaram a utilização de estratégias de busca e seleção de informações, organização e registro. Para finalizar foi elaborado um calendário com alguns pontos turísticos, artesanatos indígenas e comida típica, além do livro que já faz parte do projeto. “Aracruz, aqui é meu lugar” foi idealizado no ano de 2003 pela Professora Rosimere Noêmia Lozer Morelato Alcântara (atualmente trabalhando na EMEF “Marechal Costa e Silva”), devido a necessidade de haver registros do município de forma didática, para ser trabalhado em sala de aula com os alunos do 4º ano do Ensino Fundamental.
A segunda edição do projeto aconteceu em 2004 e contemplou a vida do poeta Francisco Correia de Amorim, mentor do Hino de Aracruz. Já a terceira edição, realizada em 2005, falou da vida do ex-secretário de Cultura, Desporto e Lazer, Prof. Dr. José Maria Coutinho, desde sua infância até a sua trajetória como Secretário de Cultura do município. Nos anos de 2006 e 2007, o projeto não teve edições, sendo retomado em 2008 pela escola “Abílio Correia de Amorim” e pela primeira vez pela escola “Paulo Freire”, onde o homenageado foi um dos ícones mais importantes de nossa política, o ex-prefeito de Aracruz, Primo Bitti. Na quinta edição realizada em 2009 a homenageada foi a Professora Dalva Celina Cuzzuol Pimentel.
INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Alessandro Bitti – Tel: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br / abloureiro@pma.es.gov.br
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada