Município de Aracruz recebe visita do Cônsul Italiano, Sr. Paolo Miraglia Del Giudice

Publicado em: 25 de março de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Os cônsules puderam conhecer o Museu da Cultura Italiana – Casa da Cultura “Angélica Pandolfi”, onde também assistiram um vídeo com um compilado das festividades da Itália Unita
Município de Aracruz recebe visita do Cônsul Italiano, Sr. Paolo Miraglia Del Giudice

O Cônsul Italiano, Sr. Paolo Miraglia Del Giudice, na companhia do Cônsul Honorário da Itália no Espírito Santo, Sr. Roger Gaggiato, esteve na tarde desta sexta-feira (25), no distrito de Guaraná, para conhecer de perto os esforços dos descendentes que perpetuam a cultura e a história dos imigrantes ao longo dos 148 anos da imigração.

Estiveram presentes na solenidade de boas-vindas os secretários de Turismo e Cultura (Semtur), Moisés Mercier, de Educação (Semed), Jenilza Spinassé, o vereador de Guaraná, André Carlesso, além do vice-presidente do Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz, Paulo Bottoni, e do representante do Estado do Espírito Santo na Força Expedicionária Brasileira, Rodolfo Sperancin Della Valentina.

A recepção se deu na Praça São Cristóvão, que estava toda ornamentada com as cores italianas, bandeiras e flâmulas com os nomes das tradicionais famílias. Um grande tapete vermelho foi colocado para que os cônsules passassem cumprimentando os convidados. Os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental do CMEB Mário Leal Silva com bandeirolas da Itália em mãos, e o Gruppo Di Ballo Nova Trento com suas músicas, também ajudaram a enfeitar e animar o evento.

O vice-presidente do Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz, Paulo Bottoni falando ao microfone, deu as boas-vindas. “É uma honra para nós recebê-los no nosso pequeno distrito, mas que tem um coração muito grande e acolhedor. Gostaríamos que os senhores verificassem nessas flâmulas os nomes das famílias que vieram da Itália para habitar esse município. Para dar força e reconhecimento, mantendo viva essa cultura, nós criamos o Secretariado dos Imigrantes Friulanos de Aracruz. Fizemos nossa primeira festa em 2011 para nos congratularmos e comemorarmos, com um desfile na avenida e a presença de todas as famílias. Sejam bem-vindos!” disse.

Em seguida os cônsules puderam conhecer o Museu da Cultura Italiana – Casa da Cultura “Angélica Pandolfi”, onde também assistiram um vídeo com um compilado das festividades da Itália Unita. O Cônsul Paolo Miraglia Del Giudice agradeceu a receptividade, falou sobre sua primeira visita ao distrito e da importância de estreitar os laços cultuais.

“Muito obrigado a todos os presentes. Fiquei muito alegre e emocionado com a recepção dessa Itália fora da Itália. Não é fácil encontrar esse sentimento tão forte de pertencimento e italianidade bem preservada. Tudo isso preserva a memória e resgata as nossas raízes. Essa é minha primeira visita ao interior do Espírito Santo, onde pude conhecer tantas histórias lindas, como a primeira imigração da Itália do Brasil, o que é muito importante”, falou.

Paolo Miraglia também comentou o papel do Consulado italiano no Brasil. “Nosso consulado está à disposição para apoiar todas essas iniciativas de resgate da cultura, do idioma italiano nas escolas, além dos laços econômicos, comerciais e parcerias entre os países. Também temos lançado iniciativas para criar uma Câmara de Comércio Capixaba, pois há um potencial enorme para se desenvolver, como o turismo rural e a cultura do café ligada à história da imigração, o que pode ser um projeto para atrair o turismo sustentável e internacional, valorizando essa história”, completou.

Agradecimento da prefeitura de Aracruz
Em nome do prefeito Dr. Coutinho, o secretário Moisés Mercier agradeceu a visita do Cônsul e falou da importância dos lanços entre os dois países. “Nosso prefeito, que adoraria participar dessa visita, não pôde estar presente em função de outra agenda em Minas Gerais, porém pediu para que deixasse um abraço carinhoso e agradeceu a presença de vocês em nossa cidade. Esses laços são extremamente importantes justamente para a manutenção da cultura italiana, que tanto nos orgulha, e nós estamos aqui para abraçar essa comunidade. Muito obrigado pela presença dos senhores e pela comunidade de Guaraná por nos presentear com essa tradição”, ressaltou.



 

Compartilhe em suas redes sociais: