Identidade: Biometria moderniza etapas do processo na emissão do documento

Publicado em: 31 de março de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Identidade: Biometria moderniza etapas do processo na emissão do documento

O Setor de Identidade, que é assessorado por servidores da Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Semad), está mais moderno. Em recente aquisição pelo Governo do Estado, o município foi contemplado com o Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (ABIS) que já está digitalizando as etapas da emissão da carteira de identidade, tornando o atendimento mais dinâmico, coletando a digital e a foto facial. 

O objetivo é agilizar o procedimento de emissão de carteiras de identidade, que passará a ser feito em um modelo semelhante ao que é adotado nas emissões de passaportes e carteiras de motorista. Os dados coletados serão inseridos no banco de dados do Estado, o que vai garantir maior segurança e facilitar o processo de identificação criminal, auxiliando os órgãos de segurança e o sistema judiciário na identificação dos indivíduos.

Além de atuar na emissão do documento, vai permitir que o Estado conte com um banco de dados com maior número de informações possíveis sobre as características do cidadão. A iniciativa faz parte do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que dá mais um passo para estruturar a política técnico-científica. O sistema ABIS também vai contribuir no combate à violência, pois vai contemplar a identificação automática de fragmentos de impressões, além da captura de imagens biométricas de requerentes de Carteira de Identidade.

De acordo com o secretário da pasta, Marcus Coelho, os cidadãos aracruzenses receberão um atendimento mais ágil. “Além de organizar melhor o procedimento, o atendimento ao munícipe e a organização do trabalho, com a biometria, sairemos do preenchimento de diversos papéis para um trabalho informatizado que visa buscar mais celeridade e economicidade. Além disso, o processo de expedição ficará mais seguro e permitirá a abrangência da Carteira de Identidade Digital”, comentou. 


Compartilhe em suas redes sociais: