Saneamento Básico: cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas com a nova Estação de Tratamento de Esgoto

Publicado em: 12 de abril de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Saneamento Básico: cerca de 20 mil pessoas serão beneficiadas com a nova Estação de Tratamento de Esgoto

Mais saneamento básico para os moradores de Santa Marta e Barra do Sahy. Na manhã desta terça-feira (12), o vice-prefeito Beto Vieira participou da cerimônia de inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), na comunidade de Santa Marta, ao lado do governador do Estado, Renato Casagrande, e do presidente do Estaleiro Jurong Aracruz (EJA), Thangavelu Guhan. A ETE, que foi construída em atendimento ao Termo de Compromisso Socioambiental (condicionante) para a instalação do EJA, numa área de cerca de 972 metros quadrados, recebeu um investimento de cerca de R$12 milhões.

Já em funcionamento desde janeiro, quando foi entregue à Cesan, a Estação tem capacidade para atender em média 20 mil habitantes, considerando o fluxo que a comunidade de Barra do Sahy recebe na alta temporada/verão, e possui uma tecnologia de ponta para o tratamento biológico do esgoto, garantindo eficiência e baixo custo de manutenção operacional. De acordo com o EJA, após o tratamento do esgoto, a água sai com qualidade superior à exigida pelas normas brasileiras, podendo ser reutilizada em outras atividades, como agricultura, irrigação de jardins e atividades industriais. O sistema contempla ainda um emissário submarino de 360 metros para o lançamento da água no mar, garantido o distanciamento da área costeira.

“Hoje é um dia importante para a Jurong com essa entrega para as comunidades de Santa Marta e Barra do Sahy. A ETE já está em operação e vem para melhorar a vida dos moradores da orla. Entregamos uma obra que garante um serviço de qualidade e respeita o meio ambiente, por sua eficiência. Temos muito orgulho em atender a condicionante e as comunidades do entorno”, disse o presidente do EJA, Guhan, que agradeceu ao município pelo apoio nas operacionalizações. 

O vereador Jean Pedrini se emocionou ao lembrar da luta das associações de moradores. “Agora podemos ver que o nosso sonho virou realidade. Lutamos muito, desde a primeira reunião para a implantação da Jurong, para que o esgoto que era jogado in natura, sem tratamento, direto no mar, fosse tratado. Deixaremos um meio ambiente mais limpo, mais puro. O tripé do desenvolvimento deve ser ambiental, social e econômico, o que foi cumprido”, comentou. 

Para o diretor-presidente da Cesan, Carlos Linhalis, essa é uma conquista da comunidade local, fruto da parceria e do debate que foi feito por anos. “Essa ETE é muito importante, não só pelo aspecto do tratamento do esgoto e o impacto ambiental, social, na economia local e na saúde. E essa estação está sendo tratada por nós como piloto para novas metodologias, para que possamos avançar na construção de novas estações mais modernas, com custo de operação menor, novas tecnologias, como essa ETE. As comunidades da orla serão atendidas com outras Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) - uma nova e outra ampliada -, totalizando três ETEs, e duas Estações de Tratamento de Água (ETA), a fim de dar mais qualidade de vida aos moradores”, comentou. 

De acordo com o vice-prefeito Beto Vieira, essa inauguração é um marco para Aracruz, principalmente para o litoral. “Esse empreendimento é parte integrante de um projeto muito maior, que é universalizar a coleta e o tratamento de esgoto em nosso município. A ETE representa mais qualidade de vida e, consequentemente, mais desenvolvimento e valorização da região. Sabemos que Aracruz tem vocação para crescer e conta com muitos fatores que contribuem para atrair e realizar novos negócios. Entregas como essa mostram o dinamismo da economia local, dão sustentabilidade ao desenvolvimento do município e criam um ambiente de oportunidades. O saneamento é essencial para a saúde e qualidade de vida das pessoas e, com o tratamento do esgoto, antes do seu lançamento, minimiza-se a poluição ambiental e diminui os danos à saúde pública. Essa ETE tem uma importância imensurável para garantir o progresso e preservar o meio ambiente para as futuras gerações, uma grande conquista para a população aracruzense”, ressaltou. 

De acordo com o governador do Estado, melhorar a qualidade de vida das pessoas é também investir na saúde pública. “Hoje, o Estaleiro Jurong é abastecido com água da Cesan, o que não tinha antes. Agora com essa ETE, vamos atender a mais 20 mil pessoas em Barra do Sahy e Santa Marta. No verão, teremos uma presença maior de pessoas nessa localidade. Mas a Cesan também pode atender outras comunidades. Um investimento que contribui para a preservação do meio ambiente, melhoria da qualidade de vida e do turismo da Orla de Aracruz”, disse. 

Casagrande falou sobre outros investimentos que o Governo do Estado tem feito no município. “A cidade tem recebido uma grande quantidade de empresas, pois o Estado tem feito obras de infraestrutura. São investimentos estratégicos, como o trecho norte do Contorno de Aracruz. Já fizemos a reabilitação da ES-257 e depois vamos fazer o trecho sul do Contorno, ligando o porto com a Rodovia dos Caminhoneiros. Estamos fazendo a macrodrenagem de Bela Vista, construindo a Delegacia Regional e trouxemos a Farmácia Cidadã. Vamos recuperar ainda todas as rodovias que ligam Nova Almeida a essa região”, afirmou.

Também estiveram presentes o deputado estadual Gandini, os vereadores Léo Pereira e André Carlesso, o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Amadeu Wetler, o presidente da Associação de Moradores da comunidade, Alain Matosinhos, além dos secretários municipais, Jeesala Mayer Coutinho (Ações Estratégicas), José Eduardo Faria de Azevedo (Desenvolvimento Econômico), Rafael Borgo (Obras e Infraestrutura), “Coqui” (Esporte, Lazer e Juventude), Marcelo de Oliveira (Suprimentos), Almir Vianna (Transportes e Serviços Urbanos) e Alessandro Lube (Habitação e Defesa Civil).




 

Compartilhe em suas redes sociais: