Cerimônia no bairro Segatto inaugura o segundo Ecoponto no município
Aconteceu na tarde desta terça-feira (12), no campo do bairro Segatto, a cerimônia de inauguração do segundo Ecoponto no município. O evento contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, do vice-prefeito Beto Vieira, dos secretários de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans), Almir Gonçalves Vianna, e de Suprimentos (Semsu), Marcelo de Oliveira, além da vereadora Adriana Guimarães, que solicitou o Ecoponto. Também estiveram presentes os vereadores Lula (presidente da Câmara), Marcelo Nena, Carlinhos Mathias, André Carlesso, Jean Pedrini e lideranças comunitárias.
No Segatto, o referido local era um ponto viciado de descarte irregular de lixo vindo de vários bairros. Após reuniões realizadas com a comunidade, os moradores puderam conhecer a legislação que trata sobre os entulhos e a área considerada estratégica para atendê-los. A terceira localidade a receber o projeto será o distrito de Santa Cruz.
Abrindo as falas das autoridades, o secretário Almir Vianna chamou de ímpar o momento vivido em Aracruz com essa nova política de limpeza pública. “Esse momento é especial para nós, um momento ímpar. Estamos passando por uma mudança, principalmente por causa da pandemia, o que foi desafiador, pois muitas pessoas perderam suas vidas nesse período. Por isso, mudanças estruturais na sociedade também estão acontecendo, como mudanças comportamentais. Temos que quebrar paradigmas, ou seja, precisamos evoluir em conjunto”, destacou.
Ainda de acordo com Vianna, um grande desafio em Aracruz é lidar com as questões dos resíduos sólidos e entulhos. “Temos uma grande questão a ser resolvida na cidade, que é justamente a disposição dos entulhos em via pública, por exemplo. O que podemos fazer para trabalharmos em conjunto a destinação correta dos resíduos? Até hoje só havia um Ecoponto no município, que fica no bairro Itaputera. Estamos inaugurando o segundo e depois vamos inaugurar o terceiro, para que as pessoas possam fazer seu descarte de até 1M³ por dia. Essa é uma importante oportunidade que o município está oferecendo ao cidadão”, enfatizou.
Representando o Legislativo, a vereadora Adriana Guimarães, que solicitou o Ecoponto em sua comunidade, falou da importância de se ter esse recurso. “Por que estamos inaugurando um Ecoponto? Qual o significado disso para o bairro Segatto? Isso seria um depósito de lixo? Não! Isso é um motivo ímpar, porque sabemos que nesse local ficava um lixão, e muitos que nem aqui moravam, deixavam seu lixo. Também tem a questão do valão que, com as chuvas, transborda cheio de lixo. As pessoas precisavam de um local adequado para deixar seu resíduo. Muito obrigada a toda equipe da Setrans que atendeu às minhas cobranças”, pontuou.
Finalizando a cerimônia, o prefeito Dr. Coutinho agradeceu a participação de todas as pessoas de seu governo envolvidas, além da S.A Ambiental, e dos moradores que, desde o início, estiveram presentes nas reuniões com o intuito de ajudar na instalação do Ecoponto. “Todos nós sabemos, inclusive eu que fui médico por 40 anos, de que um lugar sem lixo, é um lugar saudável. Se não tivéssemos os coletores de lixo, se não tivéssemos um serviço de limpeza pública, nós não iríamos viver, pois com o acúmulo do lixo, animais e insetos iriam se prosperar, invadindo nossas casas. Por isso, é muito importante o trabalho de todas as pessoas envolvidas com a limpeza. Parabéns a todos e vamos nos cuidar desse Ecoponto”, ressaltou.
Três caçambas irão receber o descarte seletivo, além de um ponto de entrega voluntário (PEV). Cada morador pode levar 1M³ de entulhos de construção, sendo vedadas grandes quantidades, além de lixos orgânicos, úmidos, hospitalares e industriais.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- 25ª edição dos Jogos Escolares Municipais de Aracruz (Joema) é encerrada com sucesso
- Prefeitura de Aracruz institui o “Dia da Paz e da Gentileza" nas escolas da Rede Municipal de Ensino
- Aracruz sedia o 2º Seminário de Práticas ADE Piraquê-Açú 2024
- Empreendedoras se reúnem para compartilhar experiências em evento promovido pela prefeitura
- CSA: Prefeitura entrega a maior obra da saúde de Aracruz
- Aracruz se destaca como uma das 10 cidades que mais reflorestaram no Brasil
- Emef Novo Irajá promove grande apresentação cultural sobre a diversidade e consciência negra: Luta e Resistência de um povo
- Seminário de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI) contribuiu para o aprimoramento das práticas pedagógicas
- Aracruz participa de World Café com equipes das Escolas de Educação Integral em Tempo Integral
- PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO SEMED 004/202: Prefeitura de Aracruz divulga a 54º Chamada