Festa da Penha: Fé mobiliza fiéis aracruzenses em peregrinação entre o distrito de Guaraná e Vila Velha

Publicado em: 20 de abril de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Festa da Penha: Fé mobiliza fiéis aracruzenses em peregrinação entre o distrito de Guaraná e Vila Velha

Cerca de 50 fiéis de Guaraná e da região da Sede de Aracruz irão fazer uma peregrinação até o Convento da Penha - Festa da Penha -, neste sábado (23) e domingo (24) e segunda (25). A Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretarias de Saúde (Semsa), de Turismo e Cultura (Semtur), de Esporte, Lazer e Juventude (Semesp), de Transportes e Serviços Urbanos (Setrans) irão apoiar com ambulância e carros de apoio. Os peregrinos também terão o apoio do policiamento durante o percurso.

No sábado (23), às 14 horas, o grupo de Guaraná já inicia a peregrinação para assistir a Missa de Envio, que será presidida pelo Pe. Antônio Luiz Pandolfi, às 19h. Conforme o itinerário, no domingo (24), os fiéis sairão do Centro da cidade, às 03 horas da manhã, da Praça Monsenhor Guilherme Schmitz, e irão passar por Grapuama, Santa Rosa, Biriricas e Praia Grande. Na segunda (25), a saída está marcada para às 05 horas da manhã em Nova Almeida, com  chegada prevista ao Convento da Penha às 13 horas, onde os peregrinos irão assistir à última missa da Festa da Penha, às 17h.

“Em 1957, um grupo de peregrinos de Guaraná fez o trajeto até o Convento pela linha férrea. Hoje, 65 anos depois, nos reunimos com mais fiéis para fazer novamente o percurso. Agradecemos à Prefeitura pelo apoio, ao Pe. Roberto Carlos Rodrigues da Paróquia Coração Eucarístico de Jesus, de Guaraná, que nos auxiliou e apoiou para que a peregrinação acontecesse. O nosso grupo está devidamente organizado e ansioso para esse ato de fé. Estaremos todos uniformizados e devidamente identificados com nome e tipo sanguíneo”, disse a organizadora Sônia Della. 

O prefeito Dr. Coutinho destacou a emoção de ver a fé dos fiéis aracruzenses. “Fé não se explica. Fé se sente e se vive. Essa é uma demonstração de vivência espiritual de cada um dos fiéis que se propuseram a fazer essa peregrinação. Será um momento de muita reflexão, oração,  partilha de sentimentos, dores, alegrias e da fé”, disse. 

No dia 08 de maio, às 19 horas, todos os peregrinos irão assistir uma missa na Paróquia de Guaraná, em agradecimento.


Compartilhe em suas redes sociais: