Prefeitura de Aracruz entrega primeira carteirinha para paciente com fibromialgia
Boa notícia para os pacientes portadores da Fibromialgia de Aracruz. Na manhã desta sexta-feira (29), o prefeito Dr. Coutinho, junto a secretária de Saúde (Semsa), Rosiane Scarpatt, realizaram a entrega da primeira carteirinha para uma paciente portadora da doença. O momento foi realizado em frente ao gabinete e contou com a participação dos vereadores.
A emissão do documento foi uma solicitação feita pela vereadora Adriana Guimarães, de acordo com a Lei Nº 4.332 de 16/10/2020. Com a entrega das carteirinhas, esse grupo vai ter atendimento preferencial nos serviços de saúde e em outros espaços públicos, como supermercados e bancos, no âmbito de Aracruz.
“Tenho muito a agradecer a todos os envolvidos nessa conquista, porque é um reconhecimento à saúde e uma forma de contribuir com nós, portadores da doença”, destacou Jamili Calheiros, primeira paciente a receber o documento em Aracruz.
A jovem foi diagnosticada com a doença aos 17 anos e, hoje, com 24, contou que encontrou um médico que a ajuda a controlar sua dor, mas que ainda tem dias que mal consegue levantar da cama. “Além da dor física, a doença também ataca o nosso psicológico”.
A vereadora Adriana Guimarães, que solicitou à Prefeitura a emissão da carteirinha, destacou que o objetivo é oferecer melhores condições às pessoas com fibromialgia. “Realizei a solicitação à secretaria de Saúde para que esses pacientes possam ter prioridade no acesso a atendimentos de saúde e em outros locais, como forma de melhorar a vida dessas pessoas. Acompanho a Jamili e outros pacientes portadores da fibromialgia e sei que a doença causa dias difíceis”, destacou.
De acordo com Rosiane Scarpatt, no documento irá constar o número de registro de cada paciente. “Com essa informação, vamos ter conhecimento de quantas pessoas são portadores da doença em nosso município. Uma informação importante para que possamos desenvolver outras políticas públicas para esse público”, disse Rosiane Scarpatt.
Dr. Coutinho, que atuou como médico na rede municipal de saúde de Aracruz, explicou como ocorre a doença e a importância de oferecer esse benefício. “A fibromialgia causa dor ‘nos ossos’ ou ‘na carne’ ou ao redor das articulações, causando muita sensibilidade ao paciente. Com o passo que demos hoje, conseguimos assegurar os direitos a essas pessoas que sofrem não apenas com os males da doença, mas também com o preconceito institucional e social. Com respeito e dignidade, vamos oferecer melhores condições de vida a essas pessoas”, finaliza.
O que é fibromialgia
A fibromialgia é uma doença reumatológica que afeta a musculatura, causando dor. Por ser uma síndrome, essa dor está associada a outros sintomas, como fadiga, alterações do sono, distúrbios intestinais, depressão e ansiedade. A doença acomete até 6% da população mundial e é mais frequente em mulheres.
Como dar entrada a carteirinha?
Para dar entrada no documento, o paciente deve abrir o processo na Casa do Cidadão, apresentando o laudo que comprove a doença e documentos como: Carteira de identidade, CPF,Cartão do SUS,Comprovante de residência.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Capina a vapor: Serviços Urbanos busca soluções modernas para aprimorar limpeza pública
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023 – MAGISTÉRIO: Prefeitura de Aracruz divulga a 8ª CHAMADA EXTRAORDINÁRIA EMERGENCIAL
- Professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) participam da formação “Descomplicando o autismo: definição e manejo”
- Recadastramento Rural já começou: entenda como participar com segurança
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento dos meses de abril e maio
- Guaraná e Jacupemba: Prefeitura anuncia alteração experimental nas linhas 016 e 017
- Saúde publica Retificação do Edital de contratação de profissionais via Consórcio Polinorte
- “Projeto: Ler e Brincar – Uma Aventura para a Imaginação” estimula estudantes com deficiência
- Prefeitura revisa Projeto Orla para promover o ordenamento territorial e a preservação da faixa costeira
- Aracruz participa da criação do primeiro colegiado para fortalecimento do setor da Pesca no Estado