PDA será apresentado na próxima terça
No próximo dia 25, às 8h na praça de alimentação do Shopping Oriundi, o prefeito de Aracruz, Ademar Devens, vai apresentar o Plano de Desenvolvimento de Aracruz (PDA), elaborado pelo Instituto Futura para sociedade civil, lideranças empresariais, do comércio e autoridades sociais e municipais. O estudo dos dados econômicos e sociais de Aracruz listam 46 projetos de estratégias de médio a longo prazo para o município. Destes, 32 projetos são prioritários para o desenvolvimento do município, 07 projetos são para consolidar Aracruz como pólo no Estado e 07 projetos voltados para a proteção e recuperação do meio ambiente.
De acordo com a secretária de Planejamento Estratégico, Wany Ferrari Nogueira Campos, o PDA alerta para a chamada do terceiro ciclo, quando o município terá um papel decisivo na economia capixaba, considerando o seu desenvolvimento e as tendências que já podem ser delineadas, bem como a disponibilidade de infra-estrutura de transporte intermodal e de comunicações colocando o município como um dos espaços prioritários para a desconcentração das atividades econômicas na Região Metropolitana da Grande Vitória. “O PDA lista projetos de ampliação da capacidade produtiva de empresas da região, implantação de novos segmentos industriais. Além de dar importância à formação do capital humano, desde a educação formal até a preparação de mão-de-obra especializada e técnica de nível profissional e superior integrada ao setor produtivo”, disse. Ainda segundo a secretária, as instituições públicas precisam se adequar a essa nova realidade, por meio da modernização de suas estruturas e com a criação de quadros gerenciais competentes, aptos a formular e a implementar estratégias de longo prazo para o município, em consonância com as instituições atuantes na região.
O Instituto Futura alertou que somente a diversidade dos grandes investimentos contribuirá para reduzir a relativa dependência do município para com a Aracruz Celulose, a grande responsável pela inserção do município no segundo ciclo de desenvolvimento do Estado que, de certa forma, contribuiu para preparar as empresas locais, especialmente as ligadas ao Arranjo Produtivo Local (APL) metalmecânico, no sentido de alcançar novos mercados. Dessa forma, a previsão é de que no ano de 2020 a população de Aracruz será um pouco superior aos cem mil habitantes em conseqüência dos investimentos sociais e da implantação do nível de emprego.
Já em relação ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) as expectativas presumem que o município poderá suplantar a própria média estadual, cujo crescimento tem sido, sistematicamente, superior ao da economia nacional, semelhante à média prevista na Agenda 2025, de 6% para o Estado. Dessa forma, em 2020, Aracruz poderá contar com um PIB na ordem de R$ 5,7 bilhões, que resultará em um PIB per capita de R$ 56,4mil.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Caravana Iluminada de Natal Grupo Coroa leva magia, alegria e solidariedade a Aracruz
- Política Municipal de Educação Ambiental é destaque no II Seminário de Ciência Cidadã da Unesco
- Arena de verão vai movimentar o litoral de Aracruz com atividades esportivas e incrições para o vôlei de praia 2026
- Aracruz avança na revisão do PDM com realização da quarta etapa
- Família Acolhedora: quando o cuidado transforma vidas e fortalece o futuro
- Aracruz discute futuro urbanístico em reunião com a ministra Simone Tebet, em Brasília (DF)
- XXI Fórum Extraordinário da Undime Espírito Santo debate o futuro da educação pública com a inteligência artificial
- Semdur dá inicio a quarta etapa do PDM
- Feira de Negócios Aracruz movimenta a economia e valoriza empreendedores locais de 18 a 20 de dezembro
- Festival Aracruz Sabores trouxe o melhor da culinária para Barra do Sahy