Coral Guarani de Aracruz lança álbum de música Ancestral Contemporânea

Publicado em: 03 de maio de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Capa do álbum“Originários do Agora - Música Ancestral Contemporânea”
Coral Guarani de Aracruz lança álbum de música Ancestral Contemporânea

O coral Kuara'y Retxakã, da Tekoá Mirim, aldeia Piraquê-Açu, em Aracruz, acaba de lançar um álbum de canções ancestrais do povo Guarani. “Originários do Agora”, composto por músicas que são cantadas desde uma época anterior à colonização portuguesa, ganham novas sonoridades com os arranjos do artista Luccas Martins.

A captação das vozes do coral foi feita ao vivo, dentro da Opy, a casa de reza da aldeia que fica às margens do Rio Piraquê-Açu. Já a parte instrumental do disco traz elementos da música Guarani, que se misturam ao som de violoncelos, fagote, trompete, e até mesmo sintetizadores e música eletrônica.

Outro aspecto que merece destaque são os efeitos sonoros feitos de sementes orgânicas, tambores e a participação do handpan, instrumento de percussão harmônico-melódico suíço, que confere sonoridade exótica e transcendental ao álbum com seu som metálico.

Essas conexões entre passado e presente são a essência do projeto “Originários do Agora - Música Ancestral Contemporânea”. Mas, para além da qualidade estética e sonora, a obra tem a missão de romper com a ideia da cultura indígena estática, até porque uma das principais características e complexidades do conceito de cultura, é justamente a capacidade de se transformar a partir de uma época e interferências que dialogam, acrescentam, ao invés de destruir.

“O projeto nasceu com o intuito de revelar um cenário real e atual da cultura indígena contemporânea por meio da música, desmistificando ideias errôneas e preconcebidas sobre os povos originários que vivem no Brasil de hoje”, revela informações enviadas pela equipe do projeto.

Onde escutar
As sete faixas do álbum “Originários do Agora” estão disponíveis nas mais comuns plataformas de streaming. As músicas também estão disponíveis na página do Luccas Martins no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=Tzyw0vFwa_A

Nas redes
Você também pode acompanhar o projeto nas redes sociais e seguir a Tekoá Mirim, que inclusive trabalha com etnoturismo e recebe visitantes interessados em conhecer a cultura Guarani:

https://www.instagram.com/originariosdoagora/

https://www.instagram.com/aldeiatematikaturismo/

O projeto de gravação do álbum “Originários do Agora - Música Ancestral Contemporânea” foi realizado com o apoio do prêmio do Edital016/2019 - Valorização daDiversidade Cultural Capixaba doFundo de Cultura do Estado doEspírito Santo – FUNCULTURA.

Compartilhe em suas redes sociais: