Videomonitoramento apresenta resultados positivos para a segurança de Aracruz
Com menos de 30 dias de funcionamento, o novo sistema de videomonitoramento instalado por todo o município de Aracruz já tem gerado resultados positivos para a segurança da população. E é o que vem acontecendo, principalmente nos cemitérios públicos, que estavam sofrendo ações de vandalismos e, após a instalação das câmeras, não foi registrada nenhuma ação de roubo/furto nos locais.
Os espaços estavam sendo vandalizados frequentemente, onde muitos túmulos foram depredados e tinham suas peças de bronze furtadas. No total, são três cemitérios que atendem a sede do município e, agora, todos possuem câmeras instaladas nas proximidades, o que facilita o monitoramento e complementa o trabalho de segurança realizado pela guarda patrimonial.
“Em menos de 25 dias de pleno funcionamento, as câmeras têm contribuído com demandas importantes, como as ações nos cemitérios. De acordo com as demandas das comunidades, nos organizamos para que os direcionamentos dos equipamentos fossem para esses locais e, hoje, estamos estamos vivendo uma realidade de mais segurança”, falou o secretário de Administração e Recursos Humanos (Semad), Marcus Coelho.
Coelho ainda destacou que toda a cidade está sendo monitorada. “ Os equipamentos contribuem na inibição e na repressão de furtos, roubos, vandalismos e depredações. Além dos cemitérios, as câmeras estão instaladas em vias, parques, praças e próximo as escolas”, pontuou.
O sistema
O novo sistema faz parte da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) da Prefeitura de Aracruz, que passou a funcionar no dia 1º de maio. A CISI possui 50 câmeras PTZ de 360º e 10 IP, com imagem fixa, equipamentos que atendem as demandas do videomonitoramento. Já para o cerco inteligente, são 57 câmeras para leitura de placas e 04 semafóricas. Além disso, existem mais duas que fazem a leitura facial e estão instaladas em prédios públicos.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Educação encerra ciclos de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) em 2025
- Produtores aprendem manejo do cacau e visitam cultivo referência em curso oferecido pela Semap
- Prefeitura realiza Consulta Pública do Diagnóstico da 2ª Oficina - Plano de Gestão Integrada
- Divulgação Final Após Sorteio - Ambulantes - Informativo 004 do Edital de Chamamento Público n.º 022/2025
- 2º Encontro Nacional de Gestores fortalece a implementação das políticas de recomposição das aprendizagens
- Premiação da Olimpíada Cactus celebra talento e esforço de estudantes e educadores da Rede Municipal de Ensino
- Secretaria de Fazenda aprofunda estudo sobre a Reforma Tributária e as mudanças válidas a partir de 2026
- 64 participantes do Projeto Empreendedorismo Social Qualificando Pessoas são certificados em Guaraná
- Aracruz conquista Selo Diamante de Transparência e Governança Pública 2025 pelo segundo ano consecutivo
- Gestão publica a lista de servidores classificados para a Progressão Horizontal por Merecimento