Secretário de Estado do Governo e comandante da Polícia Ostensiva Norte visitam a Central Inteligente de Segurança e Inteligência (CISI)

Publicado em: 26 de maio de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Secretário de Estado do Governo e comandante da Polícia Ostensiva Norte visitam a Central Inteligente de Segurança e Inteligência (CISI)

Na manhã desta quinta-feira (26), o secretário de Estado do Governo (SEG) do Espírito Santo, Álvaro Rogério Duboc, e o comandante da Polícia Ostensiva Norte (CPON), coronel Oscar Paterlini, estiveram na Prefeitura de Aracruz para visitar as instalações da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) e conhecer o sistema utilizado para reforçar a segurança dos cidadãos aracruzenses.

A visita foi acompanhada pelo secretário de Administração e Recursos Humanos de Aracruz (Semad), Marcus Coelho, e do gerente Defesa Social e Segurança Pública (Sehab), Luiz Carlos da Silva, que apresentaram a tecnologia utilizada, os pontos monitorados e os benefícios do sistema de segurança para a cidade. 

“Um prazer em conhecer a CISI, onde aprendemos e observamos como funcionam as operações que são realizadas. Vamos levar essa experiência a todos os outros municípios da região Norte e tentar implementar, junto ao poder público municipal ou com o Governo do Estado, essa prática exitosa que Aracruz está tendo com a segurança pública. O videomonitoramento é uma ferramenta importante para a averiguação, elucidação e prisão de criminosos. Com base nessa experiência de Aracruz, vamos tentar desenvolver o videomonitoramento com suas diversas ferramentas e expandir para  outros municípios”, falou o comandante da CPON, coronel Oscar Paterlini.

Para o secretário da SEG, Álvaro Rogério Duboc, o sistema contribuiu com as agências de segurança pública em relação ao tempo de resposta. “A medida que o videomonitoramento consegue identificar um comportamento suspeito, é possível acionar imediatamente a Polícia Militar para que o crime possa ser evitado. Mas, caso já tenha acontecido, o sistema apoia na identificação dos suspeitos. Quando o município toma uma iniciativa como a de Aracruz, isso contribui muito para que a gente possa avançar e trazer mais segurança para a população de todo o Espírito Santo”, enfatizou. 

Marcus Coelho, secretário da Semad, destacou a importância do município se tornar uma referência em segurança pública. “Investimos no que tem de mais tecnológico, para que toda a população aracruzense possa viver em uma cidade tranquila e segura. E ver Aracruz sendo modelo de como oferecer isso às pessoas é muito positivo, porque temos a certeza que todo trabalho e investimento está sendo válido”, finalizou. 

 

Visita

O secretário Álvaro Rogério Duboc e o coronel Oscar Paterlini participaram, no município, de uma reunião sobre a Região Integrada de Segurança Pública (RISP), para tratar sobre as ações da Área Integrada de Segurança Pública (AISP), que inclui os município de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Fundão. No encontro foram apresentados os índices de criminalidade da região Norte. O momento inclui todos os operadores de segurança como Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros. 

O município de Aracruz foi representado pelo secretário da Semad, Marcus Coelho, que na ocasião comentou sobre o novo sistema da CISI. “Foi uma oportunidade importante de conhecer como funcionam as ações de segurança para os municípios do Norte do Estado e, assim, colocar nosso serviço de videomonitoramento e cerco inteligente (leitura de placas veiculares) à disposição e, também, como forma de mostrar como o investimento é válido e importante”, disse.

Compartilhe em suas redes sociais: