Secretário de Estado do Governo e comandante da Polícia Ostensiva Norte visitam a Central Inteligente de Segurança e Inteligência (CISI)
Na manhã desta quinta-feira (26), o secretário de Estado do Governo (SEG) do Espírito Santo, Álvaro Rogério Duboc, e o comandante da Polícia Ostensiva Norte (CPON), coronel Oscar Paterlini, estiveram na Prefeitura de Aracruz para visitar as instalações da Central Integrada de Segurança e Inteligência (CISI) e conhecer o sistema utilizado para reforçar a segurança dos cidadãos aracruzenses.
A visita foi acompanhada pelo secretário de Administração e Recursos Humanos de Aracruz (Semad), Marcus Coelho, e do gerente Defesa Social e Segurança Pública (Sehab), Luiz Carlos da Silva, que apresentaram a tecnologia utilizada, os pontos monitorados e os benefícios do sistema de segurança para a cidade.
“Um prazer em conhecer a CISI, onde aprendemos e observamos como funcionam as operações que são realizadas. Vamos levar essa experiência a todos os outros municípios da região Norte e tentar implementar, junto ao poder público municipal ou com o Governo do Estado, essa prática exitosa que Aracruz está tendo com a segurança pública. O videomonitoramento é uma ferramenta importante para a averiguação, elucidação e prisão de criminosos. Com base nessa experiência de Aracruz, vamos tentar desenvolver o videomonitoramento com suas diversas ferramentas e expandir para outros municípios”, falou o comandante da CPON, coronel Oscar Paterlini.
Para o secretário da SEG, Álvaro Rogério Duboc, o sistema contribuiu com as agências de segurança pública em relação ao tempo de resposta. “A medida que o videomonitoramento consegue identificar um comportamento suspeito, é possível acionar imediatamente a Polícia Militar para que o crime possa ser evitado. Mas, caso já tenha acontecido, o sistema apoia na identificação dos suspeitos. Quando o município toma uma iniciativa como a de Aracruz, isso contribui muito para que a gente possa avançar e trazer mais segurança para a população de todo o Espírito Santo”, enfatizou.
Marcus Coelho, secretário da Semad, destacou a importância do município se tornar uma referência em segurança pública. “Investimos no que tem de mais tecnológico, para que toda a população aracruzense possa viver em uma cidade tranquila e segura. E ver Aracruz sendo modelo de como oferecer isso às pessoas é muito positivo, porque temos a certeza que todo trabalho e investimento está sendo válido”, finalizou.
Visita
O secretário Álvaro Rogério Duboc e o coronel Oscar Paterlini participaram, no município, de uma reunião sobre a Região Integrada de Segurança Pública (RISP), para tratar sobre as ações da Área Integrada de Segurança Pública (AISP), que inclui os município de Aracruz, Ibiraçu, João Neiva e Fundão. No encontro foram apresentados os índices de criminalidade da região Norte. O momento inclui todos os operadores de segurança como Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros.
O município de Aracruz foi representado pelo secretário da Semad, Marcus Coelho, que na ocasião comentou sobre o novo sistema da CISI. “Foi uma oportunidade importante de conhecer como funcionam as ações de segurança para os municípios do Norte do Estado e, assim, colocar nosso serviço de videomonitoramento e cerco inteligente (leitura de placas veiculares) à disposição e, também, como forma de mostrar como o investimento é válido e importante”, disse.
Compartilhe em suas redes sociais:
Últimas notícias
- Educação reforça compromisso com metas durante reunião dos Núcleos Regionais do Pacto pela Aprendizagem no Espírito Santo (Paes)
- Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE): Aracruz participa da Formação Caminhos Compartilhantes
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 6ª Chamada Emergencial/Extraordinária
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 005/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 69ª Chamada
- Formação sobre Laboratórios de Matemática promove inovação nas escolas da Rede Municipal de Aracruz
- Clique aqui e confira agora mesmo!
- Assinatura do Programa Gênesis marca novo capítulo para inovação e startups para Aracruz
- Educação promove o 1º Encontro Formativo para pedagogos em 2025
- Secretaria de Educação celebra o Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras)
- Aracruz faz parte do eixo Regional Central Turístico