Caminhada na Vila do Riacho marca o encerramento das atividades da campanha “Faça Bonito”

Publicado em: 31 de maio de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Caminhada na Vila do Riacho marca o encerramento das  atividades da campanha “Faça Bonito”

Centenas de pessoas caminharam pelas ruas da Vila do Riacho, na manhã desta terça-feira (21), na ação que marcou o encerramento das atividades da campanha “Faça Bonito, Proteja Nossas Crianças e Adolescentes”. O ato foi organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho (Semds) e contou com a presença da secretária da pasta, Iohana Kroehling, e do vereador Léo Pereira. 

A Banda Marcial Ermentina Leal conduziu a caminhada, que também contou com a participação dos alunos do Centro Municipal de Educação Básica (CMEB) “Álvaro Souza” e da Escola Estadual “Ermentina Leal”, que desfilaram com cartazes e faixas com pedidos de mais cuidado e segurança para crianças e adolescentes. 

“A caminhada marcou o encerramento de uma campanha importantíssima e que tem o objetivo de cuidar e proteger as nossas crianças e adolescentes. Neste ano de 2022, intensificamos ainda mais as ações que são realizadas ao longo de todo o ano e mostramos à sociedade como é importante ficar atento aos sinais. É necessário que falemos ainda mais sobre esse assunto, que pais e responsáveis sejam orientados e, acima de tudo, mostrar a esse público como evitar um abuso ou como agir, caso tenha acontecido”, destacou Iohana Kroehling, secretária da Semds.

Após a caminhada, os participantes foram conduzidos para o Clube Riachão, onde puderam acompanhar um Teatro Mudo, com alunos da escola “Alvaro Souza”, com o objetivo de mostrar às crianças como o abuso pode ser evitado. 

 

Crianças falam 

Laís Monique Pereira, de dez anos, contou que nunca participou de um ato como o que foi realizado na manhã desta terça-feira (31), na Vila do Riacho. “É a primeira vez que participo de uma caminhada como essa e acho muito importante entender o que nos pode acontecer e também como evitar”. 
Gabriela Rocha de Jesus, também de dez anos, comentou sobre como é importante aprenderem a se proteger. “Nós crianças podemos sofrer com isso, mas, com mais conscientização e informação, podemos nos proteger e evitar o abuso”. 

Com 11 anos, a menina Keilanny Sepulcro, falou como é fundamental realizar a campanha “Faça Bonito”. “Acho importante mostrar a nós e aos nossos pais como ficar atentos em momentos que possam acontecer o abuso”. 

Já Emanuelly Rossiman Franscico, de dez anos, comentou sobre a vulnerabilidade das crianças. “Não se deve abusar de crianças e adolescentes, e mostrar como devemos nos defender só nos ajuda a evitar que esse mal aconteça”. 

 

A campanha

O slogan “Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes” quer chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar a violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no Brasil. Ele é o lema da campanha Faça Bonito, do Comitê Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes. O objetivo é mobilizar a sociedade para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e de Adolescentes, celebrado desde 2000 no dia 18 de maio.A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.

Por quê 18 de maio? A data foi instituída pela Lei Federal Nº 9.970/00 com base no “Crime Araceli”, ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli, de oito anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos. Desde 2000, as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.

 

Compartilhe em suas redes sociais: