Barragem da Sede: Agricultura e SAAE acompanham visita técnica do IDAF no Rio Piraquê-Açu

Publicado em: 01 de junho de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Barragem da Sede: Agricultura e SAAE acompanham visita técnica do IDAF no Rio Piraquê-Açu

O secretário de Agricultura, Mauro Demartha, e o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), Amadeu Wetler, junto com técnicos da Semag, SAAE e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf), realizaram uma visita técnica no Rio Piraquê-Açu, próximo à Sede de Aracruz, na manhã desta quarta-feira (1/06). No local, será construída pelo Governo do Estado do Espírito Santo, a Barragem de Água da Sede de Aracruz, uma esperada e necessária obra para o município.

Para atingir o objetivo deste importante empreendimento, um Termo de Cooperação foi firmado em 2016 e atualizado em 2019, com a participação do Governo do Estado, do município de Aracruz e da  Associação Movimento Empresarial Aracruz e Região (Amear). A cooperação resultou na execução de todas as etapas que antecedem a obra, tais como estudos, elaboração dos projetos executivos, desapropriações, etc., enfim, todas etapas necessárias ao início da obra, após o licenciamento ambiental pelo Idaf. A Semag deu entrada no processo de licenciamento da barragem agrícola com a entrega dos documentos, projetos e estudos ambientais, e os técnicos do Idaf fizeram a verificação local, durante a visita, para prosseguir com o licenciamento.

Para promover a segurança hídrica do município, a Prefeitura de Aracruz tem investido na construção de barragens. Em dezembro de 2021, foi entregue a Barragem de Guaraná e foram feitas também melhorias na barragem de Santa Rosa. Um passo importante para a segurança hídrica da Sede é a construção desta nova barragem. De acordo com o projeto, a barragem terá seis metros de altura, com 151 metros de largura, e uma área alagada de 29 hectares, o equivalente a 1.000.000 metros cúbicos. 

As barragens são muito importantes e trazem muitos benefícios para todos, desde a produção agrícola, eventual uso na produção de energia elétrica, quando possível, mas, principalmente, para reservar água das chuvas abundantes no período úmido para uso agrícola e abastecimento de água da cidade e distritos no período seco. 

Para o secretário de Agricultura, essa barragem vai ajudar os produtores rurais nas áreas próximas à sede do município. “O volume de água que será acumulado no local vai trazer uma tranquilidade para os produtores, junto com as demais barragens e barraginhas já sendo entregues pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Esses equipamentos são muito importantes, mas precisamos fazer um alerta quanto a nossa relação de consumo com o meio ambiente, cuidando das nascentes e da cobertura florestal da nossa cidade”, disse Mauro Demartha.

“Estamos confiantes de que todo o processo de licenciamento se dará de forma célere para que o Governo do Estado inicie a obra da barragem. Será uma garantia hídrica para cidadão aracruzense da Sede, uma importante entrega. Em 2016, Aracruz passou por um momento crítico com a falta d’água em vários mananciais, mas estamos dedicando grande esforço na promoção da segurança hídrica”, disse Amadeu Wetler.


Compartilhe em suas redes sociais: