“Prefeitura Sem Papel” contribui com meio ambiente, poupa 27 árvores e economiza mais de 273 mil folhas
O processo eletrônico, que já é uma realidade na Prefeitura de Aracruz, reúne números expressivos na economia e vem contribuindo de forma gradativa com o meio ambiente. Neste domingo (5), foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, como o “Prefeitura Sem Papel” também tem um papel sustentável, mais de 273.900 folhas foram economizadas em 5.478 processos protocolados.
De acordo com o relatório emitido nesta segunda-feira (6), 27 árvores foram salvas e mais de 2.739.000 litros d’água foram poupados, refletidos em R$ 219.120,00. Além de desburocratizar a abertura dos processos via protocolo on-line e pensando no desenvolvimento econômico sustentável, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos (Semad) vem atuando para levar os serviços para um ambiente 100% digital. No dia 1º, os cidadãos passaram a ter acesso ao protocolo de onze processos, além de acompanhar o andamento dos mesmos pelo site (computador ou celular).
Para se ter uma ideia, um tronco de eucalipto rende cerca de 10 mil folhas de papel A4. Para produzir uma tonelada, são necessárias aproximadamente 11 árvores. Com o objetivo de reduzir o uso do papel e dar a devida eficiência, agilidade e transparência, o Prefeitura Sem Papel veio para facilitar e desburocratizar os serviços, além de “zerar” o uso de papel, pensando no desenvolvimento econômico sustentável, transformando envio e recebimento de documentos, solicitações, protocolos e pedidos em um ambiente totalmente eletrônico, ou seja, o documento já “nasce” digital.
“Adotar os processos digitais é uma forma dos servidores e cidadãos pensarem na sustentabilidade, preservação do meio ambiente e na eficiência que o procedimento deve ter. Os números das economias comprovam o sucesso do ‘Prefeitura Sem Papel’ com a redução do uso do papel e confirmam a sua importância e necessidade para todos os aracruzenses, principalmente em um momento em que o mundo precisa adotar medidas mais sustentáveis. Com essa iniciativa, a prefeitura contribui para tornar, junto dos demais órgãos e empresas, Aracruz uma cidade mais sustentável”, comentou o secretário da pasta, Marcus Coelho.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Seminário debate a implementação da Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) e reparações ao povo negro
- Programa Cooperativas Escolares amplia oportunidades de aprendizado com práticas pedagógicas que estimulam o protagonismo
- Aracruz sedia o II Seminário Estadual de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva
- Aracruz reúne municípios em Encontro Regional do Criança Feliz e fortalece políticas para a primeira infância
- Aracruz conquista 2ª melhor posição no Sudeste em ranking nacional de qualidade da informação contábil e fiscal
- Nossocrédito comemora 20 anos de apoio ao empreendedorismo no dia 25
- Aracruz dá início ao processo de revisão do PDM
- Aracruz celebra o dia do católico com "Banda Projeto X1" e "Comunidade Colo de Deus"
- Recuperação da restinga: gestão costeira do município inicia retirada de castanheiras na Praia dos Padres
- CastrAra: Meio Ambiente realiza mutirão de cadastro entre os dias 18 e 30 de setembro