Meio Ambiente leva atividades de educação ambiental ao Orfanato Recanto Feliz

Publicado em: 08 de junho de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Meio Ambiente leva atividades de educação ambiental ao Orfanato Recanto Feliz

A equipe da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) realizou diversas atividades com cerca de 20 crianças do Orfanato Recanto Feliz, localizado no distrito de Guaraná, na manhã desta quarta-feira (8). Com o tema “Uma Só Terra”, a ação reuniu o prefeito Dr. Coutinho, o vice-prefeito Beto Vieira e o secretário da pasta, Aladim Cerqueira, que foram recepcionados pela Irmã Regina, da congregação Beneditinas da Divina Providência. 

De forma lúdica e didática, a equipe da Educação Ambiental explicou a importância do meio ambiente para a sociedade, bem como as formas de preservação com responsabilidade e a sustentabilidade do planeta. “Só conseguiremos preservar o planeta se começarmos a conscientizar, principalmente, as crianças. Conhecendo as formas de fazer isso desde os nossos pequenos, teremos mais chances de despertar a consciência de cada um de nós”, disse a gerente da Semam, Eva Cordeiro. 

As crianças presentes, de até 17 anos, ficaram à vontade para colorir, ler livros sobre meio ambiente, aprender na prática sobre despoluição, cantar, participar de jogos educacionais, entre outros. “Na escola aprendemos sobre ecologia, meio ambiente, sustentabilidade e essas atividades só reforçam e nos ajudam a entender que precisamos cuidar mais da cidade e do planeta'', disse o estudante M.P.R.S, de 16 anos. Já para D.A.S.S, de 13 anos e que está no orfanato há dois anos, foi muito legal participar das atividades junto dos colegas. “Gostei bastante das atividades que vocês trouxeram pra cá falando mais sobre como podemos ajudar o meio ambiente”. 

Para a psicóloga do orfanato Núbia Pancieri Marino, quando a educação ambiental começa a ser aplicada desde os primeiros momentos, os resultados são maiores. “Envolver as nossas crianças sobre a importância do meio ambiente e a real necessidade de preservação ambiental é primordial. A consciência deve começar a ser construída desde cedo, pois é nessa fase que eles aprendem conceitos e valores que irão levar para o resto da vida”, comentou. 

“Estamos muito felizes em proporcionar esse momento de conscientização sobre o meio ambiente, dos problemas que enfrentamos, entre outros. A sustentabilidade visa atender às nossas necessidades básicas e primordiais sem colocar em risco a preservação do planeta, incluindo a fauna e flora. Vamos nos organizar para voltar com outras atividades envolvendo as crianças, com temas atrativos, mostrando a reciclagem de forma lúdica, reiterar a necessidade de proteger o planeta, entre tantos outros assuntos importantes”, pontuou o secretário da pasta, Aladim Cerqueira. 

O vice-prefeito Beto Vieira, que também participou das atividades junto das crianças, disse que a infância é um dos períodos mais importantes para a trajetória no futuro. “É nesse momento que as crianças começam a interagir, aprender e, muitas vezes, recebem muitas informações. Por isso que essas atividades in loco são importantes para que cada um cresça consciente do seu papel na sociedade, principalmente na continuidade de preservação do meio ambiente. Fiquei muito feliz em vê-los tão participativos”.

Dr. Coutinho conversou de forma descontraída com as crianças e falou um pouco da sua história de vida. “Tenho certeza que aqui, no Recanto Feliz, vocês aprendem sobre as coisas boas da vida, principalmente sobre como devemos cuidar do meio ambiente, afinal, podemos perceber que são crianças felizes, bem cuidadas e educadas. Sei que cada um de vocês tem um sonho e digo: ‘Não desistam!’ Eu não desisti lá atrás quando tinha o sonho de ser médico e hoje estou prefeito do município. Na prefeitura também trabalhamos pautados na sustentabilidade e temos muitas coisas legais para fazer para que cada um tenha um meio ambiente melhor no futuro. Estudem bastante, sejam educados, humildes e tenha sempre em mente essa frase: ‘Eu vou vencer!’, finalizou. 

Orfanato Recanto Feliz

A Prefeitura de Aracruz tem um Termo de Colaboração vigente em cerca de R$ 500 mil anual que ajuda a unidade a se manter. Além disso, conta com o apoio da Secretaria de Saúde, com assistência médica (pediatra uma vez por semana) e atendimento de saúde na rede, e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho. 

O orfanato Recanto Feliz é uma unidade de acolhimento institucional de crianças e adolescentes, em regime de abrigamento que atende 49 crianças de zero a 17 anos, gratuitamente e em regime de abrigamento, em situação de extrema vulnerabilidade social e pessoal, vítimas de abuso sexual, maus tratos, situação de rua, abandono, trabalho infantil e outras situações que caracterizam violações de direitos humanos e sociais. 

 

Compartilhe em suas redes sociais: