Dia Mundial do Meio Ambiente: palestra mostra multiplicidades das transformações de Aracruz, referenciando sua história, geografia, cultura, sustentabilidade e potencialidades

Publicado em: 08 de junho de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Dia Mundial do Meio Ambiente: palestra mostra multiplicidades das transformações de Aracruz, referenciando sua história, geografia, cultura, sustentabilidade e potencialidades

Aconteceu na noite desta terça-feira (7), na quadra da Faculdades Integradas de Aracruz (Faacz) a palestra “Aracruz e as Multiplicidades de suas Transformações. História, Geografia, Cultura, Sustentabilidade e Potencialidades”. Ela foi proferida pelo mestre em Arquitetura e Urbanismo e MBA em Construção Sustentável, Fabiano Vieira Dias. O evento fez parte das várias ações que o município vem desenvolvendo em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.

Estiveram presentes o prefeito Dr. Coutinho, seu vice Beto Vieira, os secretários municipais Aladim Cerqueira (Meio Ambiente), José Eduardo (Desenvolvimento Econômico), Giuseppe Coutinho Silveira (Planejamento), Claydson Pimentel (Habitação e Defesa Civil), Paulo Neres (Turismo e Cultura), o diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgogo (SAAE), Amadeu Wetler, a diretora da Faacz, Drª Adriana Recla Sarcinelli, além do diretor do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Aracruz, Leandro Bitti.

Antes mesmo das falas de abertura e da palestra, o evento contou com uma bela apresentação dos alunos do 4º e 5º anos do Centro Educacional de Aracruz (CEA) que, acompanhados do professor de música, Jean Sorel, cantaram as músicas “Natureza”, de Élida Santos, e “Herdeiros do Futuro”, de Toquinho. Em seguida, o secretário de Meio Ambiente, Aladim Cerqueira, passou a mensagem inicial.

“É uma satisfação muito grande estar aqui hoje com essa quadra cheia de gente. Nós que pensamos em meio ambiente, o tema a ser tratado aqui hoje é muito importante, por isso precisamos do engajamento de todas as pessoas. Nós da secretaria de Meio Ambiente fomos procurados pela Faacz e pelo Ifes para criar oportunidades de parcerias. Essas instituições de ensino têm programas de extensão, inteligência, produção de conhecimento, e nós temos uma cidade que pulsa, por isso convidamos todos a pensarem. Precisamos abrir portas para se fazer conexões, e quando comecei na questão ambiental, havia um lema muito importante que era: ‘pensar globalmente e agir localmente’, e é isto que estamos fazendo aqui hoje, temos que pensar em cada bairro de nossa cidade, que cresce respeitando as leis, criando oportunidades tanto para o ponto de vista econômico, quanto ambiental”, enfatizou.

O diretor do Ifes de Aracruz, Leandro Bitti, agradeceu pela parceria entre as instituições e relembrou a importância em se pensar no Meio Ambiente em uma cidade que está em pleno desenvolvimento. “Meu sentimento hoje é de gratidão. Agradeço pelo convite em poder mostrar nosso projeto ‘Campus Aracruz Mais Sustentável’, e chamar a comunidade a participar. Nossa cidade vai passar por grandes investimentos e ele tem que crescer com qualidade de vida, de forma sustentável e com áreas verdes”, destacou.

O professor da Faacz, Dr. Marcos Halasz, comentou sobre os projetos e extensões que a faculdade desenvolve com os alunos pensando no meio ambiente. “Nós trabalhamos muito com a parte da extensão, que é o foco da nossa instituição. Também desenvolvemos alguns projetos envolvendo, por exemplo, o descarte de resíduos hospitalares, publicados inclusive em análise de congressos. Desde o ano passado entramos na extensão interdisciplinar cumprindo uma legislação, onde em um dos grupos, temos o meio ambiente e sustentabilidade, tendo o aluno um ano para desenvolver um projeto de intervenção junto à sociedade”, destacou.

Finalizando as falas das autoridades, o prefeito Dr. Coutinho parabenizou a parceria entre as instituições. “Queria parabenizar as instituições por essa parceria, pois sem as mãos dadas nós não construímos nada. Para termos uma cidade moderna, feliz e sustentável, temos que ter apoio de todas as entidades, por isso vamos conseguir concluir obras importantes, como a do valão, que certamente vai trazer mais qualidade de vida para todos os aracruzenses, assim como o tratamento de esgoto que estamos buscando para nossa cidade. Isto é qualidade de vida. Isto é sustentabilidade. Muito obrigado a todos”, agradeceu.

A palestra
Após as falas das autoridades, o mestre em Arquitetura e Urbanismo e MBA em Construção Sustentável, Fabiano Vieira Dias, fez uma palestra com o tema: “Aracruz e as Multiplicidades de suas Transformações. História, Geografia, Cultura, Sustentabilidade e Potencialidades”. Ele comentou sobre o convite que recebeu do município e o que representou palestrar no mês do meio ambiente.

“Ao receber o convite da Secretaria de Meio Ambiente para dar uma palestra no mês do Meio Ambiente ponderei enquanto Arquiteto-Urbanista e ex-professor do Curso de Arquitetura da Faacz, como poderia abordar o tema do meio ambiente de forma como se fosse algo natural e ao mesmo tempo, integrado à nossa existência nesse mundo contemporâneo. Sem cair em clichês ou querer repetir o que se anuncia todos os dias nos meios de comunicação quanto à importância da preservação do meio ambiente para nossa sobrevivência nesse planeta e pensando, ao mesmo tempo, em como o território de Aracruz se insere nesse contexto”, explicou.

Ainda de acordo com Fabiano, seu estudo partiu do pressuposto de usar sua própria história de origem como pano de fundo para demonstrar, primeiramente, o pioneirismo que a região de Aracruz, a antiga Santa Cruz, sempre teve, desde seus primeiros núcleos urbanos de meados do século XVI. “Dividi minha apresentação em três momento históricos fundamentais: o que foi Aracruz; o que é Aracruz e o que Aracruz poderá ser”, disse.

Ele apresentou uma série de características locais e potências do município e a forma de (re) valorizá-los a partir de exemplos de projetos locais, desenvolvidos ao longo dos últimos anos em outras cidades, além de soluções urbanas e ecológicas facilmente aplicáveis em Aracruz, cabendo de início, a vontade da cidade para que elas ocorram.

 

Compartilhe em suas redes sociais: