Secretaria de Saúde faz alerta quanto às faltas em consultas e exames

Publicado em: 09 de junho de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: Paciente sendo atendida durante mutirão de cardiologia e reumatologia no CEMA
Secretaria de Saúde faz alerta quanto às faltas em consultas e exames

A Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), vem realizando a cada mês mutirões em diversas especialidades com o intuito de dar celeridade e desafogar as filas de espera. Porém, mesmo com os exames marcados e confirmados com os pacientes, muitos deles não estão comparecendo no dia. Estas faltas também vêm ocorrendo nas agendas de rotina da Semsa para as consultas e exames com especialistas.

Neste último mês de maio foram realizados dois grandes mutirões, sendo um no distrito de Jacupemba, no dia 14, na especialidade de cardiologia, e outro no Centro de Especialidades Médicas (CEMA), no dia 28, nas especialidades de cardiologia e reumatologia. Em Jacupemba foram ofertados 70 atendimentos, porém, 17 pacientes não compareceram, o que representou 24% de abestenção. Já no CEMA foram atendidos mais de 270 pacientes que aguardavam por essas consultas na fila de espera, sendo 206 pacientes atendidos na cardiologia, e outros 67 na reumatologia.

De acordo com a secretária Rosiane Scarpatt, o mutirão contou com quatro médicos cardiologistas e um reumatologista. “Nossa intenção é dar celeridade e desafogar essa fila de espera, que contava com aproximadamente 500 pacientes para serem atendidos na reumatologia, além de outros 900 na cardiologia”, disse.

Ainda de acordo com a secretária, mesmo a prefeitura realizando esse mutirão e disponibilizado condução com ônibus e Vans, para buscar e levar os pacientes da orla, por exemplo, o número de abstenção foi alto. “Houve uma abstenção de 30% neste mutirão no CEMA. Nós ofertamos 300 vagas para exames de cardiologia, porém 85 pacientes faltaram. Já para os exames de reumatologia foram 90 vagas, com 19 abstenções”, disse.

Ainda de acordo com Rosiane, isso pode ser preocupante. “Nós continuaremos promovendo outros mutirões, e é muito importantes que os pacientes compareçam, pois nossa principal preocupação é exatamente desafogar essa fila de espera. O mesmo vale para aqueles atendimentos de rotina”, enfatizou. A Semsa irá promover, em data ainda a ser definida, um novo mutirão, desta vez para as especialidades de neurologia e otorrinolaringologia. É importante que os pacientes confirmem presença e compareçam no dia.

Compartilhe em suas redes sociais: