Semag apresenta Projeto Qualipesca aos proprietários das peixarias nesta terça-feira (14)
Os proprietários das peixarias localizadas no Mercado Municipal participaram, na manhã desta terça-feira (14), no auditório do Sebrae, na Casa do Futuro, de uma apresentação do Projeto Qualipesca. Essa é uma ação da Secretaria Municipal de Agricultura (Semag) que está percorrendo os locais a fim de melhorar a qualidade do produto. Estiveram presentes o prefeito Dr. Coutinho, o vice-prefeito Beto Vieira e o secretário da Semag, Mauro Demartha. Apresentado pela médica veterinária Giane Kamimura Condi, o projeto tem como objetivo avaliar o impacto socioeconômico da qualidade do pescado marinho artesanal e o desenvolvimento da atividade com capacitação e adoção de tecnologias de produção e, com isso, impactar diretamente a renda familiar e a manutenção da atividade de forma sustentável nas comunidades pesqueiras. Os técnicos que atuam no projeto estão percorrendo as comunidades pesqueiras e o Centro da cidade (Mercado Municipal) para analisar os ambientes, manuseios e as formas de comercialização. “Aracruz está de parabéns pela forma como lida com o pescado até chegar no consumidor final. Pude perceber que os proprietários dos boxes primam pela higiene, mas o projeto vai muito além disso. Atendendo as diversas legislações vigentes, atuamos desde o manuseio do produto no barco até ser vendido, fazendo análises laboratoriais, orientando quanto ao armazenamento e outros”, comentou Giane Kamimura. Para Mauro Demartha, esse é um momento primordial para que possamos melhorar os serviços. “Tenho certeza que as peixarias do município estão interessadas em saber como melhorar a entrega dos produtos comercializados, bem como aprender técnicas de vendas, e outros. Faremos o que for necessário para que todos os envolvidos possam ter essa melhora significativa, com cursos e outros, atendendo, assim, às solicitações. A nossa equipe está percorrendo as comunidades com o objetivo de, junto dos técnicos, identificarem pontos a serem melhorados com o projeto”, ressaltou. Beto Vieira disse que se capacitar traz benefícios para o negócio. “É essencial que nos capacitemos para que possamos oferecer ao consumidor final um melhor produto. Nós, enquanto Poder Público, faremos o que for necessário para que todos vocês cresçam dentro do ramo em que atuam. E como podemos fazer isso? Oferecendo a capacitação devida com os diversos projetos que são realizados dentro das secretarias em parceria com o Sebrae. A nossa expectativa é que vocês deem passos adiante para que o negócio de cada um prospere”. “A pesca também é muito forte no nosso município e é um dos impulsionadores econômicos do nosso município. Com o objetivo de tornar a prestação do serviço mais direta e com mais qualidade, esse curso de boas práticas vai proporcionar um resultado final muito melhor. São ações estruturantes como essas que fazem o ramo avançar, crescer, se fortalecer”, disse o prefeito Dr. Coutinho. O Qualipesca é um projeto do Governo do Estado, através da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Pesca (Seag) - Banco de Projetos de Pesquisa, realizado pelo Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (Idaf) em parceria com as instituições Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do ES (Fapes).
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- 2ª Edição do Conexão Agro acontece no distrito de Jacupemba
- Projeto Águas da Vida vai recuperar 200 nascentes em Aracruz até 2028
- 3ª CONVOCAÇÃO SEMSA - EDITAL 002-2026
- Mutirão de neuropediatria amplia atendimento e reforça compromisso de Aracruz com a saúde das crianças
- Saúde inicia nova etapa de cirurgias oftalmológicas com previsão de 50 procedimentos mensais
- Prefeitura de Aracruz reforça ações do Selo Social no âmbito público
- Educação divulga edital da Prova Nacional Docente (PND)
- Praias, rios e montanhas: Aracruz é o único município do Espírito Santo contemplado com as ações do Projeto Douradinho em 2026
- Cmei Narizinho inova com o projeto “Copa do Mundo - Conhecendo Culturas e Fortalecendo a Integração entre Escola e Família"
- Formação fortalece práticas inclusivas dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em Aracruz