Vigilância Sanitária de Aracruz apreende carne de frango clandestina

Publicado em: 24 de novembro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Vigilância Sanitária de Aracruz apreende carne de frango clandestina

Uma ação da Vigilância Sanitária (VISA), da Prefeitura de Aracruz, apreendeu no sábado (22) por volta das 10h30, em uma feira livre no Mercado Municipal, aproximadamente 70kg de carne de frango clandestina. A fiscalização chegou à barraca mediante denúncia de uma consumidora que fazia compras e percebeu as condições irregulares na higiene do produto. A equipe da VISA realizava inspeção de rotina nas barracas dos feirantes no local quando recebeu a denúncia.

De acordo com a médica veterinária da Vigilância Sanitária, Sabine Wendling, a carne de frango estava sem o carimbo de inspeção do órgão competente e acondicionada de forma inadequada. “Foi realizada a abordagem e constatada que os frangos não tinham o carimbo e estavam sem qualquer embalagem, acondicionados diretamente no isopor, cheio de fungos. Além disso, a carne era manipulada em local aberto e sob a chuva”, informou. A médica veterinária destacou ainda que é preciso verificar se há alteração na cor e odor do frango e se o produto está congelado ou resfriado na temperatura adequada.

A médica veterinária faz um alerta para o consumidor. “A carne clandestina expõe o indivíduo a riscos de intoxicação alimentar, entre outras doenças graves”. A Vigilância Sanitária recomenda atenção na hora da compra, verificando se a carne está sendo comercializada com higiene adequada e dentro dos critérios de proteção à saúde do consumidor. O produto clandestino apreendido foi inutilizado e encaminhado para incineração em uma graxaria localizada em Timbuí na cidade de Fundão. O feirante foi autuado de acordo com a Lei Municipal nº 2.245 do Código Sanitário do Município de Aracruz e orientado a comercializar carne inspecionada, acondicionada dentro de freezer e em sacos plásticos transparentes.

Compartilhe em suas redes sociais: