Prefeitura inaugura monumento em homenagem ao Monsenhor Guilherme Schmitz

Publicado em: 24 de junho de 2022
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Prefeitura inaugura monumento em homenagem ao Monsenhor Guilherme Schmitz

Na noite desta quinta-feira (23), os aracruzenses puderam conhecer o novo monumento em homenagem ao Monsenhor Guilherme Schmitz, instalado na praça da Matriz. A nova estátua foi esculpida em material resimármore e está sentada em um banco, o que a torna interativa e possibilita que as pessoas possam tirar fotos ou gravar vídeos, assim, eternizando o momento. O artesão responsável pela obra foi o capixaba Nilson Camizão.

O novo monumento foi uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo (Semtur) para homenagear o Monsenhor, que foi uma figura importante em Aracruz e participou de vários movimentos que contribuíram para a construção da história da cidade.

“A inauguração do monumento foi muito bonita e carrega muita importância para Aracruz, diante do que o Monsenhor Guilherme Schmitz fez para o nosso município. Ele que é referência para as famílias e deixou obras importantes como o hospital São Camilo”, disse Renato Soeiro Rocha.

Para Rogério Sarmenghi, as obras do Monsenhor ainda se fazem presente em nosso município. “Sem nada em troca, ele se doou em prol do nosso município. São 40 anos desde a sua morte e parece que foi ontem que ele ainda estava aqui. Tudo o que ele fez ainda marca a nossa vida e vai marcar por anos e ter novamente uma estátua em sua homenagem é um grande presente para Aracruz”, disse.

Padre Antônio Pandolfi falou sobre a forma como o monumento foi esculpido. “Tudo foi pensado com muito carinho para que os moradores e visitantes que aqui passarem, tenham a oportunidade de tirar uma linda foto e ter esse momento eternizado”, enfatizou.

O secretário de Cultura e Turismo de Aracruz (Semtur), Paulo Neres, falou da alegria em inaugurar o monumento. “Assim que assumi a Semtur, recebi a missão de entregar a população aracruzense o monumento em homenagem ao Monsenhor. Me sinto honrado e feliz por ter contribuído com esse momento, uma vez que entendemos e conhecemos a história que o Monsenhor tem com Aracruz”, comentou.

Emocionado, o prefeito Dr. Coutinho falou sobre a realização da entrega do monumento. “Antes, o Monsenhor foi homenageado com a construção de dois bustos de cobre que foram furtados. Entendendo a importância que ele teve em nossa cidade e por saber que ele foi uma figura relevante, não podia deixar que ele não fosse homenageado. Tudo foi pensado com carinho e cuidado, para que nossa população tenha acesso ao monumento e possam registrar suas fotos com a figura de um homem de muita fé e contribuição com Aracruz”, finalizou.

 

Compartilhe em suas redes sociais: