Mulheres aracruzenses recebem o certificado do Curso de Cerâmica do Mosteiro Zen Budista
As alunas da primeira turma do curso de Cerâmica do Mosteiro Zen Budista, em Ibiraçu, receberam o diploma de conclusão de curso, na manhã desta quinta-feira (30). A solenidade foi realizada em um espaço ao lado da escola de cerâmica e contou com a presença do abade do mosteiro, o monge Daiju Bitti, o secretário de Cultura e Turismo de Aracruz (Semtur), Paulo Neres, o juiz da 1ª Vara da comarca de Ibiraçu, Dr. Gedeon Lima Junior, representantes da Agência de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas e do Empreendedorismo (Aderes), de representantes da empresa Vale e do projeto Amigos da Justiça.
O curso teve duração de um ano e foi ministrado pelo professor Márcio de Moura Nogueira. Além da preparação do barro, as alunas aprenderam como desenvolver modelos e formatar as peças que são finalizadas a uma temperatura de 1.300°C.
“A capacitação garante que as pessoas adquiram novos conhecimentos e habilidades profissionais, e os utilizem como uma nova forma de gerar renda. O curso de cerâmica é algo novo na nossa região. Essas mulheres puderam aprender um novo ofício e tiveram a liberdade de expressar a particularidade de suas origens”, destacou Paulo Neres, secretário da Semtur.
O abade do mosteiro, Daiju Bitti, disse que o curso oferece oportunidades. “A cerâmica trouxe para o município a culinária, onde são solicitadas a produção de peças para serem usadas em restaurantes e trouxe, também, a hotelaria, porque nossa fábrica se tornou um ponto turístico”, pontuou.
O curso é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (Semtur),as prefeituras de Ibiraçu, João Neiva e Fundão, Sebrae, o Mosteiro Zen, a Associação Mãos e Artes Capixaba e a Associação Amigos da Justiça.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 004/2023: Prefeitura de Aracruz divulga a 71ª Chamada
- Parlamentar de Linhares faz visita ao Complexo de Saúde Aracruz
- Prefeitura de Aracruz avança com regularização fundiária e entrega 33 novos títulos
- Professores e profissionais da Educação participam de palestra sobre "Saúde Mental: Desafios e Oportunidades”
- Cuidado e acolhimento: mais de 750 kits maternidade foram entregues a gestantes em situação de vulnerabilidade
- Mobilidade Urbana: Rua Ozório da Silva Rocha passa a ter mão dupla em reforma do trânsito
- Projeto Ler o Mundo: formação dos voluntários “Agentes de Leitura” é encerrada com sucesso
- Regularização Fundiária: mais 33 famílias de Nova Conquista recebem títulos de propriedade
- CCI: acadêmicas de Nutrição orientam idosos sobre saúde cardiovascular para um envelhecimento saudável
- Fazedores de cultura podem inscrever projetos na Lei Aldir Blanc até 30 de maio