Apresentada a versão final do Plano de Desenvolvimento de Aracruz

Publicado em: 25 de novembro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Apresentada a versão final do Plano de Desenvolvimento de Aracruz

A apresentação final do Plano de Desenvolvimento de Aracruz (PDA) expôs as metas definidas como estratégia de desenvolvimento para o município, essa manhã na praça de alimentação do Shopping Oriundi. Depois da abertura do evento, pela secretária de Planejamento Estratégico de Aracruz, Wani Ferrari, o coordenador técnico da Futura (empresa contratada para elaborar o documento), Isaías Caliman, fez uma análise da conjuntura para aplicação do plano e mostrou as diretrizes estabelecidas para o seu cumprimento. No evento, estiveram presentes o prefeito Ademar Devens, o vice Jones Cavaglieri, membros do secretariado municipal e representantes do empresariado local.

O PDA, que é uma realização conjunta das secretarias de Planejamento Estratégico e de Desenvolvimento Econômico, foi apresentado em última versão, pronto para ser colocado em prática. Sobre a elaboração, o coordenador Isaías Caliman explicou que não se trata simplesmente de traçar objetivos. “Não é tão simples como parece. Quando você elabora um plano para um município, existe uma série de mudanças, a qual toda sociedade está sujeita. Dentro de três meses a conjuntura de um município pode mudar radicalmente e por essa razão é que as estratégias precisam ser flexíveis. Não se pode trabalhar em cima de uma realidade fixa”.

De acordo com Caliman, uma das principais dificuldades é saber definir o que realmente ajudaria em um desenvolvimento efetivo para Aracruz, pois a região é rica em recursos naturais, tem alto potencial para industrialização e precisa fazer com que o PIB (Produto Interno Bruto) realmente circule dentro do município. “Depois de muito estudo e discussão com lideranças da sociedade civil, comércio, empresários e equipes de governo entre quatro profissionais capacitados com doutorado, para analisar a questão, conseguimos definir as prioridades e aí está o novo Plano de Desenvolvimento de Aracruz”, disse.

Ainda segundo o coordenador, o novo modelo de gestão participativa adotada pelo atual prefeito ajudou a otimizar a administração e a determinar com mais clareza os alvos do PDA. “Agora Aracruz tem a promessa de um orçamento crescente. Se adotar a estratégia correta, poderá ser o município com maior índice de desenvolvimento do Estado. Com uma legislação moderna, educação de qualidade, recuperação e proteção do meio ambiente e qualidade de vida, o resultado só pode ser um belo pólo de desenvolvimento. Administrações como essa precisam de uma Câmara forte, bem escolhida e isso é fundamental para o desenvolvimento de um município, já que estes são os vetores que irão indicar o caminho. Um legislativo bem organizado prepara a estrada e o executivo faz acontecer”.

O prefeito Ademar Devens revelou a satisfação em estar diante de mais um passo da administração, rumo a um futuro promissor. “Aracruz fez em quatro anos, um dever de casa importantíssimo que é organizar as ferramentas para podermos trabalhar. Abolimos o modelo da gestão anterior, que não tinha nenhum alinhamento com o plano de desenvolvimento geral e colocamos o município em sintonia com o ES-2025. Isso não quer dizer que o sucesso está contratado, mas vamos trabalhar duramente para que tudo dê certo”, afirmou Devens.

Compartilhe em suas redes sociais: