120 estudantes da Rede Municipal de Ensino participam da aula inaugural dos programas Rumo ao Sucesso e Partiu IF
Aconteceu na noite desta terça-feira (17), no auditório do Ifes, uma cerimônia que marcou a aula inaugural dos cursos preparatórios Rumo ao Sucesso e Partiu IF 2026. O evento contou com as presenças do prefeito Dr. Coutinho, da secretária municipal de Educação (Semed), Jenilza Spinassé; da coordenadora do Partiu IF e Rumo ao Sucesso no município, Danielli Calabrez Martins; além do diretor-geral do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) - campus Aracruz, Warlen Alves Monfardini; da coordenadora-geral de Extensão, Tatiana Candeia da Silva Fortunato; e da diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, Josiana Laporti.
As famílias dos estudantes do 9º ano do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino compareceram em peso para prestigiar o momento, que representou o início de uma preparação para o processo seletivo do ensino técnico integrado ao ensino médio e para a seleção de turmas do Programa Nacional de Promoção de Igualdade de Oportunidades para Acesso de Estudantes da Rede Pública de Ensino à Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (RFEPCT).
No início da cerimônia, o público pôde apreciar um vídeo enviado por dois ex-alunos da Rede Municipal de Ensino que participaram do “Rumo ao Sucesso” e que atualmente estão cursando Medicina na Ufes. Os irmãos gêmeos Kaio Lucas e Kauã Lucas deixaram uma mensagem de incentivo e de empoderamento aos demais estudantes que estão ingressando nos cursos preparatórios do Ifes.
“Nós participamos do Rumo ao Sucesso e hoje estamos cursando Medicina. Queremos passar um recado de como o Ifes agregou em nossa formação, nos dando base para, posteriormente, prestarmos o vestibular e chegar onde estamos hoje. Fazer Medicina sempre foi um sonho, e a porta de entrada para a gente chegar até aqui foi este programa, que nos permitiu ter acesso a uma qualidade de ensino com professores de excelência. Acreditamos que todos vocês também terão esta oportunidade”, afirmaram.
O diretor-geral do Ifes Campus Aracruz, professor Warlen Alves Monfardini, deu as boas-vindas aos presentes que estão ingressando nos projetos, destacando suas potencialidades. “O Rumo ao Sucesso surgiu há mais de 10 anos, já o Partiu IF é mais recente. Como vocês puderam ver nos relatos desses ex-alunos, essas conquistas nos emocionam. A educação é a maneira mais digna de evoluirmos socialmente, por isso comecem os cursos de vocês, se dediquem e façam o dever de casa, porque o futuro de quem faz sua parte é de esperança”, disse.
Em seguida, a secretária de Educação, Jenilza Spinassé, externou sua esperança de ver os estudantes selecionados vencendo na vida. “Eu acredito em todos vocês, estudantes do 9º ano. Hoje começa a possibilidade de que, de fato, todos sejam os próximos a ingressarem aqui no Ifes. No final do ano passado, me perguntaram se o Rumo ao Sucesso continuaria ou seria encerrado. Esse projeto começou em 2015, quando eu era técnica da Semed. Desde então, já acompanhava todo o segmento do 6º ao 9º ano. Durante as visitas nas escolas, ouvíamos o que estava sendo feito para garantir o aprendizado, que é nossa obrigação, e, por isso, começamos a pensar na elaboração desse projeto, que realmente está sendo um sucesso. Temos que pensar naqueles que têm dificuldade em aprender, além de oportunizar ações para aqueles que se destacam. Queremos que todos vocês iniciem hoje suas trajetórias, o que fará, e muito, a diferença na vida de cada um”, enfatizou.
Finalizando as falas das autoridades, o prefeito Dr. Coutinho fez questão de frisar a todos que a educação é o caminho mais seguro para transformar vidas. “Com muita alegria, participo deste momento especial na vida de cada um de vocês. Hoje não é apenas uma aula inaugural, e sim o começo de uma nova jornada cheia de sonhos, desafios e oportunidades. Gostaria de falar diretamente a cada um dos 120 estudantes que estão aqui por mérito. Todos carregam consigo talento, dedicação e um futuro promissor. Estes projetos do Ifes não são apenas formas de preparação para uma prova, mas também uma preparação para a vida. Por isso, também quero dizer às famílias que são parte fundamental, pois o apoio dos pais e das mães motiva e fortalece esses jovens a seguirem em frente. Nossa gestão acredita que a educação é o caminho mais seguro para transformar vidas, e é por isso que temos fortalecido esta parceria com o Ifes. Já estive no lugar de vocês e sei que não foi fácil. Porém, com muita determinação, enfrentei desafios, venci obstáculos e me tornei médico cardiologista. Que este momento seja um marco. Sucesso a todos!”, disse.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Semam torna público edital para eleição do COMDEMA
- Agentes Comunitários de Saúde e de Endemias receberão tablets para modernizar atendimentos
- Prefeitura e Estado autorizam construção da nova UBS de Guaraná com investimento de R$ 4,2 milhões
- Prefeitura de Aracruz abre concurso público com vagas em diferentes níveis
- Sinal verde para as obras de infraestrutura no bairro Cruzeiro, em Santa Cruz
- Teatro Sacro: "Jesus – O Nazareno" acontece no dia 3 de abril
- Educação inicia segundo ciclo de formação do Programa Líder em Mim
- Produtores de Aracruz participam da eleição de queijos artesanais do Espírito Santo
- Mais Renda: Prefeitura divulga lista de pagamento referente a janeiro
- Profissionais da Educação, Saúde, Conselho Tutelar e Direitos Humanos são capacitados quanto à Educação das Relações Étnicos- Raciais (Erer)