Prazo para recadastramento no IPASMA vai até final de dezembro

O prazo para o recadastramento dos servidores no Plano Municipal de Benefícios vai até dia 31 do mês que vem. Quem alerta para a necessidade de atualização dos dados pessoais é o Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Município de Aracruz, o IPASMA. O órgão está convocando todos os servidores ativos, efetivos e estatutários para o recadastro. Com as informações coletadas até o fim de dezembro, o IPASMA poderá estabelecer o plano de custeio e medir o tamanho dos compromissos do Plano de Benefícios para equilibrar as contas do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), que já foi destaque em revista especializada no assunto.
A obrigatoriedade dessa avaliação atuarial é regida pela Lei Federal nº 9.717/98 e permite que os cálculos sejam feitos com dados atualizados, que deixam o resultado mais próximo da realidade. De acordo com o presidente do IPASMA de Aracruz, Esaú Monteiro de Lima, o recadastro não é somente uma determinação do Ministério da Previdência Social. “A atualização desses dados é bem mais do que uma imposição do governo. Ela permite que a avaliação seja feita da forma mais exata possível. Este cálculo é o futuro do servidor, é a sua aposentadoria. Por ele é que o órgão vai definir a alíquota de contribuição do servidor, que hoje está em 11%, mas com o recadastramento pode aumentar ou diminuir”, explicou o presidente.
De acordo com o inciso I contido na Lei Federal, a realização dessa avaliação anual de cálculos precisa ser feita em cada balanço, e auditoria, somente pelas entidades independentes legalmente habilitadas, como o IPASMA de Aracruz, que possui Regime Próprio de Previdência Social.
Compartilhe essa notícia:
Últimas notícias
- Arraiá do CAPS II celebra a vida, o cuidado e a inclusão com muita alegria e humanização
- Expo Aracruz: Chamamento Público para vagas remanescentes para comércio, produtos e serviços
- Saúde alerta para número de pacientes que faltam em consultas e exames médicos
- Educação divulga a 12ª Chamada Emergencial Extraordinária do Edital nº 005/2023
- Processo Seletivo Simplificado Semed nº 003/2024: Educação divulga a 7ª Chamada
- Festival de Vôlei vai movimentar a Praça da Paz com atletas de todas as idades neste sábado (19)
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resultado Final do Edital N.º 17/2025
- Expo Aracruz: Prefeitura publica Resposta dos Recursos do Edital N.º 17/2025
- Município inicia novo ciclo do Cidade Empreendedora 2025–2028 com estratégias de inovação e desenvolvimento
- Expo Aracruz: Resultado Final do Edital para o Camarote do Show