Previsão de chuva forte na semana que vem preocupa Defesa Civil de Aracruz

Publicado em: 28 de novembro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Previsão de chuva forte na semana que vem preocupa Defesa Civil de Aracruz

As nuvens de chuva vão continuar estacionadas no céu sobre Aracruz. A previsão do tempo indica precipitação constante para esse fim de semana e para a semana que vem, com intensidade maior na próxima quinta-feira (04). A informação é do instituto Climatempo (grupo especializado em meteorologia), que prevê mais dias de céu nublado, com uma média de 16 milímetros de chuva entre hoje e domingo. O tempo vai ficar mais ameno no início da próxima semana, sem grandes modificações na atividade pluvial, que não passa de 6mm. Mas é a quinta-feira que preocupa a Defesa Civil de Aracruz. A previsão para dia e noite é de tempo severo, com chuva forte e trovoada, a quantidade está prevista para 62mm. No resto da semana o tempo abre e o sol vai dar as caras.

A chuva já causou alguns transtornos até agora em Aracruz, mas de acordo com Daniel Rocha, coordenador da Devesa Civil do município, não houve conseqüências graves. “Aconteceram alguns casos isolados, mas ninguém se feriu. Nenhum morador está desabrigado, ou em abrigos públicos. Quem precisou sair de casa neste período já está dormindo em casas de parentes, amigos ou vizinhos. O problema é que a chuva constante incha o solo e o deixa cada dia mais movediço. Os moradores de áreas próximas a encostas ou propícias a alagamentos precisam ficar atentos quanto a rachaduras recentes nas paredes de casa, no solo e em barrancos para evacuar o local e acionar a Defesa Civil. Tanto as fissuras quanto árvores e postes fora do nível normal indicam que a terra está se movimentando e que pode ocorrer um deslizamento”, explicou.

A orientação do coordenador é que ao perceber estes indícios, o morador evacue a área o quanto antes. “Em caso de deslizamento ou se for percebido qualquer risco para a residência, é necessário ir para a casa de alguém que more fora das áreas de risco, principalmente à noite. Depois que a chuva passar e o tempo abrir um pouco, o indivíduo pode tomar as providências necessárias, como construir um muro de contenção”. Em situação de emergência é só entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone: 3296-4044 (ou 3256-7426 à noite ou nos fins de semana).

Compartilhe em suas redes sociais: