Único município com aldeias no ES, Aracruz comemora Dia do Índio com muita festa

Publicado em: 19 de abril de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Único município com aldeias no ES, Aracruz comemora Dia do Índio com muita festa

O Dia do Índio (19/04), em Aracruz, único município do Espírito Santo que possui aldeias indígenas foi comemorado com uma programação cultural diversificada, destacando os 511 anos de luta e resistência do povo indígena. Quem passou pela Aldeia de Caieiras Velha pôde conferir apresentações dos Curumins e dos Guerreiros Tupinikim, cultos ecumênicos, banda de Congo, danças, torneios, jogos, brincadeiras para as crianças. Logo mais às 18h acontece o desfile Garoto e Garota Indígena 2011.

A abertura oficial do evento foi realizada hoje com o hasteamento das bandeiras e execução do Hino Nacional em Guarani e Hino de Aracruz, com a presença do prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri, dos secretários municipais, do cacique de Caieiras, José Sizenando e demais caciques do município, autoridades do legislativo e do coordenador Técnico Local da Funai, Pedro Balbino.

Em seu discurso o prefeito ressaltou a importância da cultura indígena no município e destacou alguns serviços que a Prefeitura de Aracruz vem realizando nas comunidades indígenas. “Temos o orgulho de termos feito a reforma da Farinheira em Irajá, a construção de calçadas nos dois lados da Rodovia Primo Bitti que corta a Aldeia de Caieiras Velha. E, o nosso maior orgulho é investir ainda mais na educação das crianças indígenas, e para isso, estamos construindo uma escola em Caieiras para dar mais conforto e qualidade de vida aos alunos e também, já está no nosso cronograma, a construção de uma farinheira que deve acontecer em breve, dentre outros serviços”, disse Cavaglieri.

A secretária de Educação, Ilza Rodrigues destacou como é trabalhada a educação com os povos indígenas. “A educação indígena é tratada de forma diferenciada, respeitando a cultura e diversidades de cada grupo. A nossa preocupação começa desde a alimentação que é oferecida na escola até o que é ensinado em sala de aula, porque respeitamos a tradição e costume do povo indígena e o nosso principal objetivo é preservar essa cultura que é tão marcante no nosso município”, disse.

O secretário de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer, Paulo Roberto Bottoni falou da importância de incentivar a cultura e mantê-la viva no nosso município. “A Prefeitura não tem medido esforços para fazer com que os povos indígenas se mantenham unidos, valorizando e difundindo essa cultura que é tão rica”.

O cacique José Sizenando fez seus agradecimentos. “Agradeço primeiramente ao Deus Tupã que consentiu mais uma comemoração do nosso dia e os 511 anos de luta e resistência em Aracruz. Agradeço também a todos que tem um pouco do sangue indígena e que contribuíram para que nossa festa fosse esse sucesso”.

Logo após, os discursos, teve a apresentação dos Curumins e dos Guerreiros Tupinikim de Caieiras Velha, além do Coral Guarani, dentre outros. A Festa do Índio teve início no sábado (16/04) e é uma realização da Associação Indígena Tupinikim e Guarani, com apoio da Prefeitura de Aracruz.

Índios Tupinikim e Guarani

Em Aracruz, residem índios das etnias Tupinikim e Guarani. São 700 famílias, o que corresponde a mais de 2.500 pessoas. Ao todo são nove aldeias entre elas, Aldeia Caieiras Velha, Comboios, Pau Brasil, Irajá, Areal, Três Palmeiras, Piraquê-açú e Boa Esperança.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: