Projeto Aracruz Aqui é Meu Lugar este ano conta a trajetória de Primo Bitti

Publicado em: 12 de dezembro de 2008
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Projeto Aracruz Aqui é Meu Lugar este ano conta a trajetória de Primo Bitti

As escolas Abílio Correia de Amorim e Paulo Freire, desenvolveram durante o ano letivo de 2008 a quarta edição do projeto Aracruz, aqui é meu lugar que desta vez faz menção à vida do ex-prefeito de Aracruz Primo Bitti. Nesta segunda-feira (15) será apresentado o projeto para toda a comunidade aracruzense nas dependências da Paulo Freire, que fica na Rua Margarida, n.º 32, bairro São Marcos na sede de Aracruz.

A idéia do projeto surgiu no ano de 2003 idealizado pela Professora Rosimere Noêmia Lozer Morelato Alcântara, da escola “Abílio Correia de Amorim”, devido à necessidade de haver registros do município de forma didática, para ser trabalhado em sala de aula com os alunos do quarto ano do ensino fundamental. De acordo com a diretora do “Paulo Freire”, Marlene Gomes Teixeira, o projeto visa trabalhar a história de Aracruz de forma ágil e educativa, uma vez que os alunos são participantes do projeto. “Ao darmos a oportunidade do aluno conhecer a história de sua cidade, de seu município, estamos oferecendo subsídios para que conheçam as pessoas que ajudaram a fazer a Aracruz que conhecemos hoje”, disse.

Segundo o diretor da escola Abílio, Zamir Gomes Rosalino, o projeto atualmente faz parte da grade-curricular das escolas, uma vez que reconstrói a história de Aracruz e de suas personalidades. “São quatro turmas no total, sendo a soma de 82 alunos na faixa etária de até 10 anos. Eles reconstroem a história do município e das pessoas que foram desbravadores de Aracruz. Os alunos precisam ter contato com a história dessas pessoas para mais conhecimento sobre o local em que vivem. Isso incentiva o papel de ser um cidadão. No dia 15 conheceremos as contribuições que foram dadas pelas culturas indígenas, africanas, portuguesas e italianas na formação do povo aracruzense e a história de um dos ícones mais importantes de nossa política, o ex-prefeito de Aracruz, Primo Bitti”, finalizou.

A segunda edição do projeto aconteceu em 2004 e contemplou a vida do poeta Francisco Correia de Amorim, mentor do Hino de Aracruz. Já a terceira edição realizada em 2005 falou da vida do atual Secretário de Cultura, Desporto e Lazer, Prof. Dr. José Maria Coutinho, desde sua infância até a sua trajetória como Secretário de Cultura do município. Nos anos de 2006 e 2007 o projeto não teve edições, sendo retomado este ano pela escola “Abílio Correia de Amorim” e pela primeira vez pela escola “Paulo Freire”.

Projeto Valores Humanos:

Por falar em projetos educacionais, o CMEB “Paulo Freire” realizou na última quarta-feira (10) o encerramento do Projeto “Valores Humanos” com foco nos “Anos 60: a década que mudou o mundo”, por oferecer aos seus alunos uma educação de qualidade e porque o princípio de uma boa educação está ligado ao desenvolvimento de valores humanos que determinam o rumo de nossas opções, escolhas, atos, atitudes e ações.

Com os “Valores Humanos” dentro da perspectiva de uma linha do tempo dos anos 60, os professores puderam estimular os alunos a apreciar a música e suas variantes, o conhecimento de fatos que marcaram a época, além de reconhecer a expansão cultural que até hoje marcam os nossos dias.

Durante todo o evento, o público presente teve a oportunidade de prestigiar apresentações musicais, danças, peças teatrais, desfiles e salas temáticas que contemplavam o governo de Juscelino Kubitscheck e a construção de Brasília, grandes invenções da época e personalidades marcantes, além da apreciação de músicas e ritmos variados como o rock’in roll e o twist.

Para aguçar a curiosidade do público, foi montada uma sala de ilusão de ótica com todos os trabalhos feitos pelos alunos da escola, desde o berçário da educação infantil até o 8º ano. A abertura do evento foi feita com a música tema “Para não dizer que não falei das flores” do compositor Geraldo Vandré, interpretada pela banda Charlie Brown Jr.

Compartilhe em suas redes sociais: