Abuso Sexual: desafios e possibilidades na realidade escolar de Aracruz é pauta do SPE

Publicado em: 27 de outubro de 2011
Texto: Secretaria de Comunicação
Imagem: SECOM
Abuso Sexual: desafios e possibilidades na realidade escolar de Aracruz é pauta do SPE

Nesta quinta-feira (27/10), as secretarias de Educação e de Saúde de Aracruz realizaram uma mesa redonda com o tema “Abuso Sexual – desafios e possibilidades na realidade escolar de Aracruz”, direcionada a professores e profissionais da saúde, participantes do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). O projeto tem como objetivo reduzir as vulnerabilidades e contribuir para a promoção da saúde dos adolescentes e jovens, promovendo ações sobre questões relacionadas à saúde integral, como qualidade de vida, prevenção das DST/Aids, gravidez não planejada, diversidade sexual, drogas, promoção da cultura de paz, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde. O encontro aconteceu na Câmara Municipal de Aracruz.

Para discutir o assunto em questão, estiveram presentes os coordenadores da Escola que Protege, Valber Ricardo dos Santos e Cláudia Moreira Rangel, que abordaram os trabalhos realizados no projeto do Ministério da Educação, desenvolvido no estado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). “O Escola que Protege surgiu em 2004 devido o grande número de casos de exploração de crianças e adolescentes nas regiões Norte e Noroeste. Depois disso, se expandiu para o Brasil, quando passou a trabalhar também outros tipos de violências. O objetivo básico do projeto é incluir a escola na rede de proteção à criança e adolescente, por ser um local onde eles passam a maior parte do seu tempo, muitas vezes, até mais do que com suas famílias”, disse a coordenadora. O projeto oferece cursos de formação continuada para capacitar a escola para lidar com as formas de violência. Hoje, 16 estados contam com o projeto.

A secretária de Educação, Ilza Rodrigues disse que o abuso sexual de crianças e adolescentes é um assunto que hoje é discutido, mas que ficou camuflado há muitos anos. “A escola precisa se preparar para lidar com estas situações, e esse assunto deve ser trabalho em rede, com a integração das áreas de educação, saúde e assistência social, para juntas discutir e traçar planos de ações desde a escola, primeiro local onde se percebe que algo de diferente está acontecendo no comportamento até a ponta, que ai envolve a saúde”.

O encontro também contou com a participação da assistente social do Programa de Atenção às Vítimas de Violência Sexual (PAVÍVIS), projeto de extensão da Ufes, Katiana Rodrigues de Carvalho que foi a mediadora da mesa de debates. A mesa foi montada para pontuar os desdobramentos a serem adotadas pelas escolas, assim como auxiliar na busca de um modelo de intervenção integral e humano a todos os envolvidos. Participaram da mesa e do debate, a secretária de Educação, Ilza Rodrigues; representando a Secretaria de Saúde, Simone Dias; a Secretaria de Desenvolvimento Social, a assistente social, Jussara Lacerda Passos Tonon e a psicóloga, Raquel Garcia Lima, ambas do Centro de Referência da Assistência Social (Creas); representando a Vara da Infância e Juventude, Aparecida Rolz Espíndula; o Conselho Tutelar, Jaildo Gonçalves e representando o Batalhão de Polícia Militar, Sargento Carlos José dos Santos.

SPE

O projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) é uma ação interministerial (Ministério da Saúde e Ministério da Educação), em parceria com UNESCO, UNICEF e UNFPA. As escolas participantes deste etapa são: CAIC – CMEB “Profª Maria Luiza Devens”; CMEB “Álvaro Souza”; CMEB “José Mambrini”; EMEF “Itaparica”; EMEF “José Marcos; Rampinelli”; EMEF ”Nova Santa Cruz”; EMEF “Novo Irajá”; EMEF “Profª Maria Inês Della Valentina”; EMEF “Professora Bárula Neves dos Santos”; EMEF “Zenília Varzem Ribeiro” e EMEF “Zilca Nunes Vieira”.

INFORMAÇÕES À IMPRENSA: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Aracruz – Valda Ravani – Tel.: (27) 3296-4507 – E-mail: comunicacao@pma.es.gov.br, vravani@aracruz.es.gov.br

Compartilhe em suas redes sociais: